Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

“Dia do ciclista: racismo estrutural está presente até na construção de ciclovias, diz especialista”

“Em entrevista ao Canal Bike no Ar TV, a arquiteta do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Kelly Fernandes afirma que o racismo estrutural está presente em todas as nossas relações, sejam elas quais forem. “Principalmente continue lendo…

Leia mais

Carro ganha importância como transporte seguro

Por aqui, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) encomendou uma pesquisa para o site Webmotors, que ouviu 1.668 usuários do serviço. Desse total, 89% afirmaram que pretendem adquirir um carro ainda neste continue lendo…

Leia mais

“O que a batalha histórica das bikes por espaço ensina sobre o planejamento da mobilidade?”

Por Fernando Corrêa “Se ignoramos o passado das bicicletas, como poderemos inventar seu futuro? James Longhurst refez a trajetória das bikes nos Estados Unidos em Bike Battles: A History of Sharing the American Road (2015). Leitura proveitosa para continue lendo…

Leia mais

“Viagem ao futuro: um olhar de 2030 para as mudanças na mobilidade geradas pela Covid-19”

Por Luis Antonio Lindau “A pandemia de Covid-19 é um momento sem precedentes em muitos aspectos. Ao perturbar tão profundamente os sistemas urbanos, o vírus coloca diante de nós a questão dos futuros possíveis para continue lendo…

Leia mais

Teoria de Mudança para Mudarmos a Prática

Por Murilo Casagrande (Instituto AroMeiazero) Uma das coisas que mais me atraiu para trabalhar com bicicleta foi a possibilidade de falar e fazer quase tudo sobre duas rodas. Ao mesmo tempo, não preciso detalhar o continue lendo…

Leia mais

“Prefeitura [de Jundiaí] discute projetos com ciclistas”

“O Plano Cicloviário do município e sugestões para o uso desse modal de transporte em Jundiaí foram tema de conversa, nesta segunda-feira (13), entre o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Planejamento e continue lendo…

Leia mais

“Como as experiências de urbanismo tático podem ajudar na retomada pós Covid-19”

“A crise da Covid-19 trouxe a necessidade de repensar a utilização dos espaços públicos e as diferentes formas de se locomover pela cidade. Para promover o distanciamento social e responder os desafios impostos pela pandemia continue lendo…

Leia mais

“Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas”

“Pouco mais de três meses depois de ser declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia e pouco mais de seis meses desde o primeiro caso de covid-19, ainda é difícil prever com continue lendo…

Leia mais

“‘Ciclovias corona’ se tornam o novo trajeto pós-confinamento”

“Enquanto a França ia liberando um dos mais difíceis bloqueios de coronavírus da Europa em maio, um pequeno exército de trabalhadores de rua se espalhou por Paris na calada da noite. Eles derrubaram barreiras de continue lendo…

Leia mais

“A pandemia será capaz de desalienar as cidades?”

“Seremos um dia capazes de identificar a crise global ligada à Covid-19 na fisionomia das cidades? Ela deixará marcas nas faixas de pedestres, na largura das calçadas ou no número de ciclovias? Modificará a maneira como continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14