Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Mobilidade sustentável é a chave para o futuro das cidades

A população urbana mundial vai ultrapassar os seis bilhões até 2045. Muito desse crescimento vai acontecer em países como o Brasil. Dá para antever que as nossas cidades precisam começar a pensar em soluções para continue lendo…

Leia mais

No futuro pós-pandemia cabem bicicletas, parques e descentralização

A necessidade de se deslocar para a cidade para trabalhar questiona a possibilidade de um trabalho remoto no campo, se não fizermos das mais modernas tecnologias de comunicação a norma e não a exceção. E isso implica continue lendo…

Leia mais

Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros

Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…

Leia mais

Ampliação de ciclovias na pauta das prefeituras

O Recife apostou nesse segmento. Após o sucesso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em 2013, a capital pernambucana ousou na tentativa de ser a capital das bicicletas. Nesse período, foram implantados 140 quilômetros de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…

Leia mais

Carro ganha 15 vezes mais vias que bicicleta em Goiânia

Em Goiânia está cada vez mais difícil comemorar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta terça-feira (22), da maneira correta. Nos últimos quatro anos, a extensão de novas vias apenas para os veículos particulares continue lendo…

Leia mais

Crítica do filme “A bicicleta e as cidades”

Discussões sobre a bicicleta como uma importante opção de modal para as zonas urbanas já estiveram em diversos documentários brasileiros e estrangeiros, num debate que parece render ainda muitas produções. De um lado, geralmente temos continue lendo…

Leia mais

Pós-doutora enumera quatro mudanças para transformar a mobilidade urbana

O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo continue lendo…

Leia mais

Fortaleza lança programa para implementar microparques e ciclovias arborizadas

Lançado no mês passado, o programa Fortaleza Mais Verde pretende criar uma rede de microparques na capital cearense e implementar corredores cicloviários arborizados. O plano começou a ser executado ainda em agosto. “O intuito da proposta é continue lendo…

Leia mais

Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas

Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 14