Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país

O Boletim de Logística de 2021, produzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), traz números que revelam um aumento nos investimentos públicos federais em mobilidade e serviços continue lendo…

Leia mais

O que é preciso saber antes de usar a bicicleta como meio de transporte?

Assista o vídeo – Renata Falzoni é a convidada da semana no ‘É Normal’, e a cicloativista enumera coisas que todos devem saber antes de adotar a bicicleta como meio de transporte. Mais especificamente para continue lendo…

Leia mais

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que continue lendo…

Leia mais

Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais

O Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento continue lendo…

Leia mais

Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma

Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil. Ouça no Boletim Mobilize #148. Eles são heróis da pandemia, mas trabalham até 18 horas por dia, sem contrato, sem salário ou qualquer garantia. O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus continue lendo…

Leia mais

Bicicleta no carro: como transportar e o que pode render uma multa

Pedalar é uma das atividades físicas mais saudáveis e baratas que você pode fazer. E o melhor de tudo é que não há restrição de idade: de crianças a idosos, todos podem andar de bicicleta continue lendo…

Leia mais

Ladeiras, chuva e desgaste físico: o que motiva entregador a pedalar 300 quilômetros por semana

O pedal pesa até o topo da Coronel Lucas de Oliveira. Ao chegar à esquina da Cabral, mais um impulso, e o entregador se põe em pé para alcançar a Casemiro de Abreu. Mesmo a continue lendo…

Leia mais

Suprema Corte espanhola requalifica entregadores de aplicativo como “carteira assinada”

Os entregadores de bicicletas das plataformas são a partir de agora oficialmente funcionários das empresas das plataformas de delivery. O Supremo Tribunal espanhol acaba de se pronunciar sobre o assunto após uma avalanche de ações continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas se tornam as maiores vítimas no trânsito durante a pandemia”

“Os ciclistas foram os que mais sofreram nos acidentes ocorridos nas vias das cidades mineiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre março e junho, no comparativo com 2019, enquanto houve redução das consequências continue lendo…

Leia mais

“Bicicletas se transformam em nova ferramenta de trabalho nas ruas de BH”

“Em um mundo cujas premissas da mobilidade e da sustentabilidade são amplamente debatidas, as bicicletas ganham cada vez mais espaço, tanto nas vias urbanas quanto em trilhas e estradas. Diante do desafio do desemprego e da precarização do trabalho, elas estão continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 12