Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

Comissão aprova projeto que prevê subsídio em moto elétrica e bicicleta para entregadores por aplicativo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza a União a destinar recursos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reduzir os juros do financiamento continue lendo…

Leia mais

Nova York autoriza uso de cargo bikes elétricas mais largas

O Departamento de Transportes de Nova York (NYC DOT) propôs recentemente que os veículos ou bicicletas de carga a pedal com assistência elétrica, as cargobikes elétricas utilizadas em entregas na cidade, possam ter dimensões maiores continue lendo…

Leia mais

Bicicletas agilizam entregas dos Correios e garantem mais sustentabilidade

Há alguns anos, antes da internet, do e-mail e das redes sociais, as pessoas se comunicavam através de sistemas rudimentares: o telefone analógico, com fio, e as charmosas cartas. Escritas à mão, as cartas demoravam continue lendo…

Leia mais

E-bikes de carga poderão substituir caminhões de entrega em NY

A cidade de Nova York (EUA) está avaliando adotar bicicletas elétricas de quatro rodas como parte do plano de mobilidade regional direcionado a entregadores. Essa proposta, apresentada pelo Departamento de Transportes da cidade de Nova continue lendo…

Leia mais

Sistema de delivery pode passar por revolução com bicicletas a hidrogênio

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) inaugurou nesta sexta-feira (11) uma planta-piloto de produção de hidrogênio verde. Essa iniciativa é fruto da colaboração continue lendo…

Leia mais

Nova bicicleta elétrica de carga é mais fácil de manobrar

As bicicletas elétricas de carga são cada vez mais populares na Europa. Muitos preferem deixar o carro na garagem, dependendo exclusivamente das e-bikes para cumprira suas tarefas diárias na cidade. Com o passar dos anos, continue lendo…

Leia mais

Por que entregadores do RJ estão brigando por bicicletas de aluguel?

O trabalho de entregador de aplicativo está ganhando muita popularidade, o hábito de pedir comida pelo celular cresceu muito em nosso país e devido a esse aumento de pedidos em delivery, muitas pessoas acabaram se continue lendo…

Leia mais

Caminhos do cooperativismo em um mundo digital

Por Aline Os. No momento exato em que você lê este texto, em diversas cidades espalhadas pelo mundo, milhares de ciclistas trabalham conectados à aplicativos de entregas e transitam encarando os vários riscos inerentes ao continue lendo…

Leia mais

Entregadores de aplicativo brigam por bicicletas no Rio de Janeiro

O problema é que a maioria dos entregadores que falaram com o Rest of World disseram que os entregadores que utilizam bike alugada acabam tendo melhores rotas e entregas com distâncias mais curtas, o que continue lendo…

Leia mais

Correios adotam bicicletas elétricas para uso dos carteiros a partir de agosto

A empresa já conta com um lote de 762 bikes elétricas de um total programado de 2.500 unidades. Cerca de quatro mil carteiros entregam as correspondências em todo o país no pedal, mas a partir continue lendo…

Leia mais
1 2 3 12