| |

Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país

Boletim de Logística de 2021, produzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), traz números que revelam um aumento nos investimentos públicos federais em mobilidade e serviços urbanos no ano passado, em plena pandemia.

Segundo o levantamento, no ano passado o governo federal aplicou mais de R$ 3 bilhões na infraestrutura de cidades, um aumento de 11% em relação ao ano de 2019.

A publicação do ONTL, realizada pela EPL em parceria com a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), mostra que as intervenções recentes contemplaram obras de pavimentação de vias públicas, ciclovias, calçadas, pontes e de acessibilidade, entre outras.

Além disso, o trabalho revela como se vem se dando a mobilidade nas cidades brasileiras. Por exemplo, é possível inferir que 28% dos trajetos feitos nas cidades utilizam o transporte coletivo, sendo que 85% destas viagens são feitas por ônibus. A frota de coletivos operante é de 98 mil veículos, com idade média de cinco anos e 10 meses. Por outro lado, conforme detectado pela ANPTrilhos, o transporte sobre trilhos (metrô e trem metropolitano) ainda se encontra concentrado em poucos estados.

Bicicleta 

Neste raio-X da mobilidade, a bicicleta ocupa cada vez mais papel de destaque como alternativa de transporte sustentável utilizada. Exemplos de políticas públicas, como a permissão para o transporte de bicicletas em trens na cidade de São Paulo, que facilitam a integração modal, contribuem para desafogar o trânsito nas grandes cidades, conclui o trabalho.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *