Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

“Bicicleta vira aliada para trabalhar na quarentena”

“Com a pandemia pelo novo coronavírus, muitos profissionais precisaram buscar alternativas como novo meio de obter renda, por causa do desemprego ou diante da redução dos serviços que prestavam. No caso dos moradores de São continue lendo…

Leia mais

“‘Um caminhão a menos’: como ciclista faz entregas de cargas grandes em SP”

“A ideia de Diego Silva Santos é simples: valorizar o transporte sustentável e tirar um caminhão por dia das ruas de São Paulo. Para isso, ele coloca em prática uma função que parece impossível. O continue lendo…

Leia mais

“No Paraná, um projeto de lei quer regular trabalho de entregas por bicicletas”

“Proposta do deputado cicloativista Goura define recomendações e normas obrigatórias para garantir a segurança e dignidade dos trabalhadores. Os ciclistas que fazem entregas são comuns há muito tempo nas cidades do Brasil e em todas continue lendo…

Leia mais

“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”

“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões continue lendo…

Leia mais

“Crítica [ao filme] Perigo por Encomenda”

“Há muitas vantagens e desvantagens em conferir um filme muito tempo depois de seu lançamento. Na seara das desvantagens, deixamos de lado a nossa faceta de pessoa inserida nas atualidades, nos debates do contemporâneo, quentes continue lendo…

Leia mais

“Jornada maior que 24 horas e um salário menor que o mínimo, a vida dos ciclistas de aplicativo em SP”

“Trabalhar de segunda a domingo sem contrato, em jornadas que podem chegar a mais de 24 horas seguidas, se arriscando entre carros e ônibus, sem garantias ou proteções legais e muitas vezes por menos de um salário continue lendo…

Leia mais

“Pandemia escancara precarização do trabalho do entregador de delivery”

“Apesar do negacionismo inconsequente de certos setores da sociedade, é fato indiscutível que o Brasil e o mundo enfrentam, talvez, a maior crise de saúde pública da história recente. Não à toa, o Ministério da continue lendo…

Leia mais

“Pandemia gera impactos aos ciclistas entregadores de aplicativo”

“Diariamente, Alexandre (nome fictício) pedala por 18km entre o bairro de Aricanduva, na zona Leste, e o centro da cidade, esperando que um dos aplicativos de entrega com os quais trabalha – Rappi, Uber Eats continue lendo…

Leia mais

“Coronavírus: entregadores de aplicativo trabalham mais e ganham menos na pandemia, diz pesquisa”

“Em meio à pandemia de coronavírus, o comércio fechou, pessoas se isolaram dentro de casa e, segundo pesquisas, o comércio eletrônico disparou. Com isso, o número de entregas também cresceu. Mas um levantamento obtido pela continue lendo…

Leia mais

“Os entregadores do fim do mundo”

” Dentro do contexto do isolamento social, estamos todas e todos tentando adaptar nossas vidas como podemos. Quem pode trabalhar de casa e quem precisa estar circulando. Quem está dentro e quem está fora não continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12