Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas de todo país pedem apoio para ampliar uso da bicicleta como transporte sustentável e incremento na economia individual

De acordo com levantamento da União de Ciclistas do Brasil (UCB), 14 milhões de brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. A UCB existe há 13 anos, tem 6 grupos de trabalho e 5 continue lendo…

Leia mais

Prorrogadas as inscrições para o Fórum Mundial da Bicicleta até 19/05

O 10º Fórum Mundial da Bicicleta – FMB10 será realizado em Rosário, na Argentina, entre 8 e 12 de setembro de 2021 e já estão abertas as inscrições para quem desejar apresentar trabalho. Devido à continue lendo…

Leia mais

Bike Anjo

Por Milo Araúdo. Se você recentemente adquiriu uma bicicleta para se locomover pela cidade, mas tem receio de encarar o trânsito na cidade de São Paulo, conheça o Bike Anjo. Bike Anjo é uma rede continue lendo…

Leia mais

Pressione sua prefeitura para apresentar projetos cicloviários para a Chamada MDR

O que é a Chamada MDR A Chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável é um processo seletivo para governos estaduais e prefeituras municipais (de municípios com mais de 500 mil habitantes) acessarem recursos continue lendo…

Leia mais

Saiba como integrar o Ciclomapa de sua cidade no site de sua instituição

O Ciclomapa, uma ferramenta gratuita, colaborativa e confiável para levantar, monitorar e expor a infraestrutura, serviços e informações para uso da bicicleta nas cidades brasileiras, agora pode ser incorporados em sites. Isto significa que a continue lendo…

Leia mais

Com quase 100 km de ciclovias, Praia Grande celebra o Dia Mundial da Bicicleta

Atualmente, Praia Grande conta com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o país. Neste Dia Mundial da continue lendo…

Leia mais

El Foro Mundial de la Bicicleta abre la convocatoria de propuestas de actividades

El Foro Mundial de la Bicicleta, cuya décima edición se celebrará del 8 al 12 de septiembre en Rosario (Argentina), ha abierto la convocatoria de propuestas de actividades. Dichas propuestas podrán entregarse hasta el 19 continue lendo…

Leia mais

O urbanismo tático é uma ação prevista em lei?

Recentemente muitas cidades brasileiras têm recorrido a recursos do Urbanismo Tático como forma de intervir no desenho urbano de suas vias de modo a torná-las mais seguras e atrativas. Tudo isso com baixo custo e continue lendo…

Leia mais

Realize a pesquisa “Perfil do ciclista” em sua cidade

O que é pesquisa Perfil do Ciclista A pesquisa Perfil do Ciclista é uma metodologia para gerar dados sobre o uso da bicicleta como modo de mobilidade nas cidades brasileiras. A pesquisa foi realizada em continue lendo…

Leia mais

Com alta da gasolina, uso de bicicletas se torna cada vez mais frequente em Blumenau

Com a alta no valor do combustível, consumidores têm procurado alternativas para diminuir os custos mensais. Mesmo após a Petrobras anunciar uma redução no preço da gasolina, o produto já sofreu seis aumentos apenas em 2021, continue lendo…

Leia mais
1 26 27 28 29 30 47