Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Participe da 1ª Oficina de elaboração do Regimento do Fórum Mundial da Bicicleta

O FBM – Fórum Mundial da Bicicleta sempre foi realizado de forma democrática, mas por sua complexidade e importância e para evitar sua distorção, reconhece-se a necessidade de maior segurança institucional e regulatória. Sob coordenação continue lendo…

Leia mais

O que é o Programa Bicicleta Brasil?

A falta de segurança para ciclistas já causou mais de 20 mil mortes ao longo dos último 15 anos, segundo o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM). E, de acordo com o texto Cidades Cicláveis, continue lendo…

Leia mais

Argo Seguros é a nova patrocinadora institucional do Aromeiazero

O Aromeiazero conta, a partir de agora, com o patrocínio institucional da Argo Seguros. A maior seguradora especializada em bikes do Brasil e a primeira a investir no Aro. Foi pensando em fomentar e estimular continue lendo…

Leia mais

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais

Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul

Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…

Leia mais

Durante a pandemia, capixabas optam pelas bicicletas

Levantar às 7 horas, preparar o café da manhã, passar na casa da mãe e subir na bike. Desde o início do ano, este tem sido o dia a dia de Antônio Marx, servidor público continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é o meio de transporte que se associa com mais benefícios à saúde, diz estudo

Em estudo liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) a bicicleta aparece como o meio de transporte que se relaciona com o maior número de benefícios para a saúde, estando associada a uma continue lendo…

Leia mais

Pesquisa busca subsídios para elaboração da Estratégia Nacional da Promoção da Mobilidade por Bicicleta

Em parceria com diversas instituições, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está promovendo a Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta. O objetivo é coletar subsídios para a elaboração da Estratégia Nacional de Promoção continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem estrutura cicloviária na concessão de rodovia

Nesta quinta-feira (6), a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, formada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), vai realizar uma audiência pública para debater a inclusão de infraestrutura cicloviária no novo projeto de concessão de rodovias. Um documento continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de todo país pedem apoio para ampliar uso da bicicleta como transporte sustentável e incremento na economia individual

De acordo com levantamento da União de Ciclistas do Brasil (UCB), 14 milhões de brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. A UCB existe há 13 anos, tem 6 grupos de trabalho e 5 continue lendo…

Leia mais
1 25 26 27 28 29 47