| | |

Ciclistas de todo país pedem apoio para ampliar uso da bicicleta como transporte sustentável e incremento na economia individual

De acordo com levantamento da União de Ciclistas do Brasil (UCB), 14 milhões de brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. A UCB existe há 13 anos, tem 6 grupos de trabalho e 5 conselhos regionais, que cobrem todo o país.

Ana Carboni, presidente da União, fez algumas considerações sobre o ciclismo no Brasil. “Na legislação federal, a ordem de responsabilidade no trânsito já prevê a priorização da mobilidade ativa na política nacional de mobilidade urbana, através da lei 12587 de 2012. A lei estipula que os municípios com mais de 20 mil habitantes deveriam ter planos de mobilidade urbana sustentável. Mas, apenas 5,58% dos municípios têm planos.  Os prazos para entrega desses planos vêm sendo adiados, sem que os municípios recebam apoio para elaboração deles. Aí, não adianta só ficar adiando prazos”.

Carboni lembra que, em 2018, foi instituído o Programa Bicicleta Brasil que incentiva a bicicleta como meio de transporte para melhorar e mobilidade urbana. “Usar esse tipo de transporte reduz gastos com a saúde pública, porque já foi comprovado que pessoas que usam bicicletas têm 6 vezes menos chances de desenvolver uma doença crônica, além de desenvolver a economia individual em tempos de isolamento e falta de trabalho, além da melhorar a qualidade do ar.”

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Câmara dos Deputados
  • Data de publicação original: 04/05/2021
  • Endereço: Clique para acessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *