Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Não existe indústria da multa sem indústria da infração no trânsito

A eleição de um novo governo traz a natural expectativa de mudanças e de uma nova forma de condução das políticas públicas no país. No campo da mobilidade urbana, há desafios gigantes à espera dos continue lendo…

Leia mais

Comissão aprova projeto que exclui campainha e retrovisor de equipamentos obrigatórios de bicicletas

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1504/22, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para suprimir a campainha e o espelho retrovisor do lado esquerdo continue lendo…

Leia mais

5 dicas do que fazer quando o cachorro começa a perseguir você e sua bicicleta

Muita gente diz que um cão é o melhor treinador que um ciclista pode ter. Brincadeiras à parte, essa situação talvez seja mais comum do que se imagina. Cães não perseguem apenas carteiros; eles também continue lendo…

Leia mais

No Chile, ônibus ganharão sensores para detectar pedestres e ciclistas

Uma tecnologia que permite aos motoristas de ônibus urbanos detectarem pedestres e ciclistas que se aproximam em pontos cegos vem sendo testada, desde junho deste ano, em Maipú, cidade chilena da região de Mendoza. Com continue lendo…

Leia mais

Por que as bicicletas andam na contramão em Porto Alegre?

Por Rodrigo Vargas. Enquanto ministrava uma palestra na SIPAT de uma empresa nesta semana, fui questionado por um funcionário da plateia sobre a orientação que era comumente repassada aos ciclistas antigamente, a qual dizia ser continue lendo…

Leia mais

Ativistas promoveram uma pedalada em São Paulo em memória da ciclista Marina Harkot

Após dois anos da morte da ciclista Marina Harkot, em São Paulo, a família ainda cobra justiça e usa o caso para dar visibilidade aos crimes de trânsito na cidade. No domingo, ativistas promoveram uma continue lendo…

Leia mais

Morte de Marina Harkot completa 2 anos; atropelador continua solto

Experiência fez a família criar o Observatório da Impunidade do Trânsito Brasileiro. Dois anos depois de atropelar e matar a cicloativista Marina Kohler Harkot, o empresário José Maria da Costa Júnior segue em liberdade, sem continue lendo…

Leia mais

Manifestações em SP lembram dois anos sem Marina Harkot

Com pedalada no domingo (6) e debates na USP, ações celebram a vida e luta da cicloativista Marina, atropelada criminosamente em novembro de 2020 Faz dois anos que a socióloga, cicloativista e pesquisadora sobre mobilidade continue lendo…

Leia mais

Ciclovia da Terceira Ponte de Vitória terá botão de pânico

A ciclovia da Terceira Ponte vai contar com câmeras de monitoramento remoto e botões de pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes ou quando algum ciclista passar mal ou for assaltado. A novidade continue lendo…

Leia mais

“Bikes fantasmas” homenageiam ciclistas mortos no trânsito. Entenda

No fluxo intenso de veículos que passam diariamente pelo cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner, no Jardim Ipanema, em Maringá (PR), uma bicicleta branca é encontrada servindo de memorial à morte de algum ciclista continue lendo…

Leia mais
1 2 3 17