Análise de dados do Strava Metro

Informações sobre o projeto

Apresentação

O projeto Análise de Dados do Strava Metro é uma atividade de pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento a desenvolvida voluntariamente no âmbito do Observatório da Bicicleta por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão utiliza dados de deslocamento de ciclistas em cidades brasileiras fornecidas pela plataforma Strava Metro, dados estes oriundos dos utilizadores do aplicativo de treinos Strava durante suas atividades.

Os dados são anônimos, mas agregam informações importantes como quantidade, percurso, velocidade, gênero e idade, os quais podem ser aplicados sobre mapas de georreferenciamento e cruzados com dados de outras fontes, tais como a infraestrutura cicloviária, relevo, sinalização de trânsito e contadores de ciclistas.

A análise de dados do Strava permite conhecer variáveis importantes sobre o uso da bicicleta como modo de mobilidade e orientar demandas de políticas públicas que beneficiem a modalidade.

Objetivos

  • Utilizar os dados do Strava Metro como instrumento de criação de conhecimento para fundamentação de propostas de políticas públicas visando a promoção da ciclomobilidade
  • Estudar a sistemática do Strava, criar metodologia, criar dados estatísticos sobre as diversas variáveis de georreferenciamento sobre a ciclomobilidade
  • Expandir o escopo para outras cidades brasileiras e nelas aplicar a metodologia e gerar dados

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Criação de Banco de Conhecimento
  • Estudo sobre dados do Strava Metro
  • Criação de metodologia de análise de dados
  • Elaboração de estatísticas sobre dados
  • Solicitação de dados de outras cidades

Cronograma

  • Início das atividades: 19/10/2021
  • Término previsto das atividades: sem prazo definido

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • Adilson Santos – Maceió/AL
  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Claudio Henrique Santos – Fortaleza/CE
  • Cristiano Dalbem – Rio de Janeiro/RJ
  • Cristiano Scarpelli – Belo Horizonte/MG
  • Danilo Lessa Bernardineli – São Paulo/SP
  • Fátima Priscila Edra – Niterói/RJ
  • Felipe Alves – Fortaleza/CE
  • Flavio Soares – São Paulo/SP
  • Juliana DeCastro – Rio de Janeiro/RJ
  • Lucas Guimarães – Campinas/SP
  • Mário Ribeiro – Campos Dos Goytacazes/RJ
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Yuriê César – Brasília/DF

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou, até este momento, atividades iniciais de organização dos trabalhos.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre contagem e mapeamento no ObservaBici

Os temas contagem e mapeamento constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CONTAGEM E MAPEAMENTO

INSIRA CONTAGEM E MAPEAMENTO

Notícias relacionadas

App indica que uso de bicicletas diminuiu em São Paulo em relação a 2019, antes da pandemia

A utilização de bicicletas tem crescido em muitas capitais do Brasil, por diversos fatores, mas um levantamento feito pelo Strava Metro mostra que na cidade de São Paulo houve uma diminuição de 10% dos deslocamentos não motorizados continue lendo…

Leia mais

Brasileiros estão se deslocando mais de bicicleta, revela app Strava

Um levantamento feito pela plataforma global Strava Metro aponta que, de sete capitais brasileiras pesquisadas, seis tiveram crescimento no número de deslocamentos feitos por bicicleta em 2021, quando comparado com 2019, ano anterior à pandemia continue lendo…

Leia mais

Strava mostra aumento do número de ciclistas, pós pandemia, em seis capitais

A pandemia trouxe algumas mudanças positivas que têm tudo para se tornar permanentes para muitas pessoas. Uma delas foi o maior número de ciclistas pelas cidades, que começaram a utilizar o meio de locomoção com continue lendo…

Leia mais

Cicloativistas e Ippuc fazem contagem de ciclistas nesta semana em Curitiba

A Associação de Ciclistas do Alto iguaçu (Cicloiguaçu), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), está nas ruas de Curitiba para um novo levantamento sobre o tráfego de bicicletas na continue lendo…

Leia mais

Sensor conta quantas bicicletas passam por rua de Blumenau e resultado surpreende

Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de continue lendo…

Leia mais

Google Maps vai ganhar modo de navegação que facilita andar de bicicleta

O Google anunciou, nesta quarta-feira (6), recursos para os usuários optarem por decisões mais sustentáveis. Algumas dessas funções chegarão ao Google Maps, que terá um novo modo de navegação para ciclistas e opções de rotas para economizar o continue lendo…

Leia mais

CycleAI: a ferramenta que “empodera o utilizador comum de bicicleta a lutar pela sua própria segurança”

Se a sensação de risco impede os cidadãos de utilizarem mais a bicicleta, de que forma é possível garantir a segurança dos ciclistas e tornar as cidades seguras para quem opta pela mobilidade ciclável? A CycleAI é um continue lendo…

Leia mais

Google Maps adiciona localização de novas bicicletas e patinetes elétricos disponíveis para aluguel

As empresas de locação de bicicletas e patinetes elétricas Spin e Bird anunciaram que seus modelos passaram a ser exibidos no Google Maps a partir desta semana por meio de uma integração com a localização continue lendo…

Leia mais

Na Europa, em 2022, todos os carros terão limitadores de velocidade

Todos os carros novos vendidos a partir de 2022 na União Europeia serão equipados com dispositivos para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade. O limitador de velocidade integra uma série de recursos continue lendo…

Leia mais

Como mostrar as ciclovias no Google Maps

Aplicativos de mapas são “um pé no pedal” quando vamos escolher que caminho fazer de bicicleta. E o app da Google dá uma ajuda a mais nessa hora, mostrando a estrutura cicloviária das cidades, além continue lendo…

Leia mais
1 2 3