Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Pesquisa quer entender fatores que influenciam no uso da bicicleta

Por que muitos apoiam o uso da bicicleta, mas ainda são poucos os que a utilizam como meio de transporte? É para essa pergunta que a pesquisa “Entendendo o uso da bicicleta” precisa de ajuda continue lendo…

Leia mais

Participe da Campanha 15por30 – Rodovias seguras para ciclistas

O que é a campanha 15por30 A Campanha 15por30 (15 minutos por 30 anos) visa estimular e orientar cidadãos e cidadãs a investirem 15 minutos para apresentarem propostas para inclusão de infraestrutura e outras medidas continue lendo…

Leia mais

UCB lança edital para criação do Portal da Estratégia Nacional da Bicicleta

A União de Ciclistas do Brasil – UCB – convida empresas que atuam com design gráfico e desenvolvimento de sites a se inscreverem no Edital 03/2021 – Elaboração do Portal da Estratégia Nacional da Bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Bike-a-thon oferece apoio financeiro para projetos de cicloturismo

Entre os setores mais impactados pela atual crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 está o turismo. De acordo com pesquisa, em Julho/2020 mais de 70% das empresas entrevistadas estavam sem reservas ou tiveram cancelamento continue lendo…

Leia mais

Canadá lança plano estratégico para formar ciclistas e fomentar o ciclismo em 10 anos

Fundada em 1882, a Cycling Cyclisme Canada, ou apenas “Cycling Canadá” é a Organização Nacional de Esportes mais antiga do país. E como uma associação presente nos 12 estados canadenses, tem por objetivo promover, apoiar e continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Associações pedem investimentos na aquisição de bicicletas”

Num documento dirigido aos ministros do Planeamento, Nelson de Souza, de Estado e das Finanças, João Leão, e Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, a MUBI, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a continue lendo…

Leia mais

Dez anos após atropelamento coletivo, Porto Alegre tem 17 vezes mais ciclovias e acidentes em queda

Nesta quinta-feira (25), se completam 10 anos do final de tarde em que o então estudante de arquitetura Ricardo Ambus ouviu um ruído forte se aproximando pelas costas, sentiu o choque que quebrou seu braço continue lendo…

Leia mais

Saiba onde haverá Massa Crítica Mundial em 25/02!

Para conhecer as cidades onde haverá Masa Critica Mundial, acesse a página do 10º Foro Mundial de la Bicicleta no Facebook, iniciativa argentina que está organizando o evento: https://www.facebook.com/ForoMundialBici.    

Leia mais

Bicicletada marca 10 anos do atropelamento coletivo de ciclistas; evento acontece nesta quinta

Na próxima quinta-feira (25), Recife será uma das cidades participantes da Massa Crítica Mundial, também conhecida como Bicicletada. A concentração ocorre a partir das 18h, no Coreto da Praça do Derby, com saída às 19h. continue lendo…

Leia mais

Dez anos de atropelamento de ciclistas no RS é relembrado com ato mundial

Foi uma cena surreal, que a gente não esquece nem depois de dez anos: durante uma manifestação de cicloativistas da Massa Crítica de Porto Alegre, o bancário Ricardo Neis atropelou intencionalmente 17 participantes. Ele estava em continue lendo…

Leia mais
1 27 28 29 30 31 47