Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Prefeitura de Lisboa dá reembolso de 500 euros para compra de bicicleta; faixa de carro e vagas viraram ciclovia

O transporte por bicicleta ganhou incentivo do município de Lisboa, capital de Portugal. Quem mora ou trabalha na cidade pode ganhar um reembolso de até 500 euros (cerca de R$ 3 mil) caso compre a continue lendo…

Leia mais

A mobilidade urbana como ferramenta de justiça social

A mobilidade urbana está relacionada com o deslocamento das pessoas e ao direito à cidadania e, juntamente com a acessibilidade, desempenha papel fundamental na promoção da igualdade social. Uma cidade mais justa deve estar acessível continue lendo…

Leia mais

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, continue lendo…

Leia mais

Contran detalha como devem ser campanhas de educação no trânsito em 2020

O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (9) a resolução que referenda a portaria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 194, de 6 de agosto de 2020, estabelecendo a mensagem, os temas e o cronograma continue lendo…

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito 2020

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o continue lendo…

Leia mais

Sistema Cicloviário de Emergência

O nosso problema é a “emergência”. Várias cidades no mundo entenderam a importância de fortalecer o Sistema Cicloviário, pois as pessoas precisam circular, trabalhar e principalmente evitar as aglomerações que são fatos nos transportes coletivos. continue lendo…

Leia mais

“Professor diz que esse é o momento perfeito para ciclistas cobrarem melhorias e mobilidade”

“De acordo com o professor, a discussão sobre mobilidade não diz respeito apenas a uma ação, mas um conjunto de atitudes que impactam toda a cidade e a prática do ciclismo é uma delas. “A continue lendo…

Leia mais

“No Dia Nacional do Ciclista, ciclistas mogianos pedem melhorias nas ciclovias da cidade”

“Hoje, 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. Essa data, além de relembrar a morte do ciclista brasiliense Pedro Davison, que aos 25 anos, foi atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo continue lendo…

Leia mais

“Ponta Grossa inicia obras em ciclovia de 17 quilômetros até Itaiacoca”

“As obras de construção de ciclovia ligando o Bairro Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, iniciaram nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (14), durante seu continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 20