Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Niterói poderá se tornar bike-friendly, no modelo de cidades como Copenhague

Uma bela orla, ícones da arquitetura e 81km de ciclovia são um convite para contemplar Niterói em duas rodas. Em 2024, os ciclistas terão ainda mais espaço para pedalar pela cidade, que totalizará uma pista continue lendo…

Leia mais

Mortalidade viária cai 18,6 % no Brasil em cinco anos para 31.468 pessoas, diz OMS. Ciclistas representam 4%

Rerportagem conferiu os dados relativos ao Brasil no aplicativo de mortes de trânsito publicado pela Organização Mundial da Saúde, que atualizou as informações da segurança viária de 194 países com informações de 2021 e nela continue lendo…

Leia mais

Participação de ciclistas nas mortes viárias cresce 20% devido a um aumento no uso de bicicletas elétricas, diz OMS

A quinta edição do Relatório do Status Global de Segurança Viária divulgada nesta quarta-feira, 13 de dezembro de 2023 pela Organização Mundial da Saúde, mostra que a participação de ocupantes de bicicletas na contagem anual de mortes no continue lendo…

Leia mais

Em evento de ciclomobilidade, Ministério apresenta ações do governo federal

O Ministério das Cidades participou, de 15 a 19 de novembro, da 10ª edição do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, maior evento nacional do setor. Representantes da pasta apresentaram painéis continue lendo…

Leia mais

Impostos da bicicleta diminuirão com a Reforma Tributária, explica Rodrigo Orair do Ministério da Fazenda

Juntamente com George Queiroz (Canal BicicleteirosBr e Pedalula) entrevistei o diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Rodrigo Orair, que trabalha diretamente com o secretário, Bernard Appy, na equipe do ministro Fernando Haddad. continue lendo…

Leia mais

Presidente sanciona lei que incentiva o ciclismo nas cidades

presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729 ,  que dá mais incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. A medida promove a participação popular no processo de implantação de continue lendo…

Leia mais

Governo quer expandir rotas de cicloturismo no Brasil

O cicloturismo é uma forma de turismo de natureza que consiste em explorar áreas urbanas e rurais por meio de bicicletas, reduzindo as emissões de poluentes e promovendo a saúde e o bem-estar dos praticantes. continue lendo…

Leia mais

Ministério lança edital para fortalecimento do cicloturismo no país

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) quer firmar parcerias com estados, municípios e o Distrito Federal para o aperfeiçoamento do cicloturismo no país. A pasta lançou na quarta-feira (17) o edital continue lendo…

Leia mais

Na Alep, ParanáBici debate políticas públicas para a bicicleta

Com uma série de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimento sobre mobilidade urbana sustentável, a Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na última semana, o ParanáBici, Primeiro Seminário Paranaense de Cicloturismo e Ciclomobilidade. Organizado pelo continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: Ministério lança documento para estimular uso da bicicleta

O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por continue lendo…

Leia mais
1 2 3 20