Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Parados na contramão

Por Sérgio Avelleda. O investimento em transporte público é daquelas unanimidades em debates. Ninguém, de fato, anuncia hoje planos de governo dizendo que irá investir para que as pessoas possam usar mais carros; que os continue lendo…

Leia mais

Em plena pandemia, a crise do transporte público exclui os mais pobres e é preciso ajuda federal

Por Rafael Calábria. O ano de 2021 começou difícil para os usuários de transporte público, ainda mais, pois fácil nunca foi. Em razão do isolamento ainda gerado pela pandemia ―que diminuiu o número de passageiros e consequentemente continue lendo…

Leia mais

Mercados próximos e cicloturismo estão na estratégia do Rio de Janeiro

A Setur-RJ anunciou uma série de medidas que compõem o Planejamento Estratégico 2021 do Turismo do Estado. Entre elas estão o investimento no Turismo de proximidade, com divulgação dos atrativos do Rio de Janeiro em São continue lendo…

Leia mais

Bicicletas: qual a parte que cabe a elas nas cidades brasileiras

Por Kelly Fernandes. É difícil afirmar qual foi a primeira cidade a disponibilizar infraestrutura cicloviária no país, o fato é que nos últimos anos a bicicleta foi incluída na agenda pública. Ou seja, ganhou espaço continue lendo…

Leia mais

É preciso priorizar as pessoas e encarar as bicicletas como meio de transporte

Editorial: “A falta de ciclovias, de educação no trânsito, de fiscalização mais atuante e, principalmente, de discussão entre autoridades públicas e sociedade, são pautas constantes entre as pessoas que precisam da bicicleta para se locomover continue lendo…

Leia mais

Belém pode ser a nova capital nacional das bicicletas

O prefeito eleito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues (PSOL), quer transformar a cidade na capital nacional do ciclismo. Durante a gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB), algumas medidas foram tomadas para incentivar o uso do continue lendo…

Leia mais

Ensinamentos de 2020 e novas perspectivas na mobilidade urbana para o futuro

Artigo de Tomás Martins. O ano de 2020 foi, certamente, um dos mais desafiadores. Mas, também, tornou-se um período em que todos tiveram que se reinventar e aprender a lidar com situações inéditas. Por isso, continue lendo…

Leia mais

Mulheres pedalando – Sinônimo de cidade ciclável

Mas a Comunidade Científica Americana tem uma base interessante para definir uma cidade ciclável: a quantidade de mulheres pedalando. Isso se deve ao fato das mulheres, em geral, não correrem tantos riscos quanto os homens. continue lendo…

Leia mais

Acre: “Governo vai adquirir 10 mil bicicletas para alunos da zona rural”

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) irá adquirir, no ano letivo de 2021, dez  mil bicicletas que serão utilizadas pelos alunos da zona rural, onde as condições continue lendo…

Leia mais

Estado do Rio vai ter “Passaporte de Cicloturismo”

Integrantes de grupos e associações de ciclismo estiveram com a equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nesta quinta (17/12), para dar início à criação do “1º Passaporte de Cicloturismo do Estado do Rio” para 2021. continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 20