Poder Legislativo

O Poder Legislativo (nas esferas federal, representada pelo Congresso Nacional; estadual, representada pelas Assembleias Legislativas; e municipal, representada pelas Câmaras de Vereadores) elabora leis, analisa e aprova as propostas de lei enviadas pelo Poder Executivo, incluindo o orçamento, e fiscaliza os atos do Poder Executivo – é, portanto,  foco imprescindível de monitoramento e incidência por parte da sociedade.


MONITORAMENTOS DO LEGISLATIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre matérias legislativas do Poder Legislativo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Legislativa da UCB

Monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais executadas pelo GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre matérias legislativas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

COMO MONITORAR O LEGISLATIVO FEDERAL

Para levantar e acompanhar informações sobre as matérias legislativas em trâmite no Congresso Nacional, deve-se:

  • Acessar o portal eletrônico do Congresso Nacional para realizar pesquisa
  • Pode-se realizar pesquisa avançada, para refinamento dos resultados
  • Os resultados mostrarão as matérias tramitando tanto no Senado Federal, quanto na Câmara dos Deputados e nas duas casas integradamente
  • Importante: na página de cada matéria acessada, pode-se solicitar “Acompanhar a matéria”: mediante rápido cadastramento, todas as tramitações das matérias selecionadas serão informadas por e-mail
  • Os portais dos poderes legislativos também costumam possuir ouvidorias e as petições aos mesmos também podem se valer da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011)

COMO MONITORAR O LEGISLATIVO ESTADUAL E MUNICIPAL

Para levantar e acompanhar informações sobre matérias legislativas nas estados e municípios e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados ao monitoramento federal: os portais eletrônicos das Assembleias Legislativas dos estados e das Câmaras de Vereadores dos Municípios, sendo exemplos estaduais:

MANUAL DE INCIDÊNCIA LEGISLATIVA

O projeto Incidência Legislativa da UCB publicou o Manual de Incidência: Promovendo a Bicicleta no Poder Legislativo. 

O Manual contém conceitos e esclarecimentos sobre os processos legislativos e orientações sobre como obter os melhores resultados de atuação sobre o poder legislativo.

Notícias relacionadas

Caxias do Sul/RS: “Comissão da bicicleta encerra atividades na Câmara de Vereadores com apresentação de relatório”

“A Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva encerrou nesta terça-feira (7) suas atividades na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul com a protocolação de um relatório final.  Em um ano de atividades, o grupo realizou ações como as reuniões ordinárias para tratar do tema,  campanhas continue lendo...…

Leia mais

Pernambuco: “Nova lei autoriza estado a doar para pessoas carentes bicicletas apreendidas após roubos e furtos”

“Bicicletas que forem apreendidas em casos de crimes, como roubos ou furtos, em Pernambuco poderão ser doadas pelo estado a pessoas carentes. É que determina a Lei 16.953, de 3 de julho de 2020, promulgada pela Assembleia Legislativa (Alepe) e publicada no Diário Oficial, neste sábado (4). A norma autoriza o governo a fazer esse continue lendo...…

Leia mais

Projetos criam direitos para entregadores de aplicativos Fonte: Agência Câmara de Notícias

Na semana em que entregadores de aplicativo fizeram greve, deputados apresentaram pelo menos quatro propostas sobre direitos desses profissionais. Na quarta-feira (1º), a categoria se uniu e realizou protestos em várias cidades brasileiras por melhores condições de trabalho, aumento do valor recebido por quilômetro rodado e do valor mínimo de cada entrega, e ainda apoio continue lendo...…

Leia mais

“Parlamento [português] recomenda incentivos ao uso do transportes sustentáveis”

“O projeto de resolução do PAN pede ao Governo que “concretize e calendarize as medidas no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 até ao final de 2020”, que “crie um grupo de trabalho para a elaboração de um guia de recomendações e orientações” e que implemente “ciclovias temporárias, com prioridade aos principais eixos de deslocações”. Os deputados recomendam também continue lendo...…

Leia mais

“No Paraná, um projeto de lei quer regular trabalho de entregas por bicicletas”

“Proposta do deputado cicloativista Goura define recomendações e normas obrigatórias para garantir a segurança e dignidade dos trabalhadores. Os ciclistas que fazem entregas são comuns há muito tempo nas cidades do Brasil e em todas as partes do mundo. Nas últimas semanas, porém, essa presença dos cicloentregadores ficou muito mais evidente por causa das crises continue lendo...…

Leia mais

“Segurança cicloviária ainda é uma questão em desenvolvimento no Brasil”

“Entre vários avanços necessários quando se fala em segurança viária no Brasil, os que atendem aos ciclistas seguem no topo na lista de urgências. Segundo o Ministério da Saúde foram, em média, 1,4 mil óbitos de ciclistas por ano entre 2004 e 2017. “Temos assistido incidentes trágicos com mortes de ciclistas nas pistas para ônibus, continue lendo...…

Leia mais

Aprovada medida provisória que amplia prazo de Planos de Mobilidade Urbana Fonte: Agência Senado

Com 74 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, foi aprovada em sessão deliberativa remota do Senado nesta segunda-feira (27) a Medida Provisória 906/2019, que prorroga os prazos para que as prefeituras elaborem Planos de Mobilidade Urbana (PMUs). O Senado acompanhou a posição da Câmara dos Deputados, que tinha aprovado o texto na noite da continue lendo...…

Leia mais

“Assembleia aprova lei que prevê infraestrutura cicloviária em obras do estado do Paraná”

” A Assembleia Legislativa aprovou, em redação final, o projeto de lei nº 295/2019, assinado pelos deputados Goura (PDT) e Paulo Litro (PSDB), que altera e revisa os objetivos da Lei estadual nº 18.780/2016, que instituiu a Política de Mobilidade Sustentável no Paraná. Segundo os autores da lei, o objetivo da medida é fortalecer, incentivar continue lendo...…

Leia mais

“Câmara de SP aprova projeto que regulamenta serviços de entrega por bicicleta”

” A nova política diz que bicicletários públicos ou privados não podem proibir o estacionamento de bicicletas ou triciclos de cargas. As estruturas públicas devem ainda garantir espaço para guardar bolsas e mochilas térmicas dos ciclistas. Já os prédios privados que tiverem bicicletários devem permitir o uso para parada rápida, no horário comercial, de entregadores. continue lendo...…

Leia mais

“Entregadores de aplicativos estão em um limbo do Direito do Trabalho?”

“Observa-se nas ruas e existem relatos da inserção de ciclistas nas mais diversas profissões, tais quais de porta bagagens, carteiros, mensageiros e até mesmo forças militares, como ocorre, por exemplo, na Polícia Militar. Não é por outro motivo que o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 96, “II”, “a”, 1[1], descreve a bicicleta como continue lendo...…

Leia mais
1 2