Monitoramento do Poder Legislativo

O Poder Legislativo (nas esferas federal, representada pelo Congresso Nacional; estadual, representada pelas Assembleias Legislativas; e municipal, representada pelas Câmaras de Vereadores) elabora leis, analisa e aprova as propostas de lei enviadas pelo Poder Executivo, incluindo o orçamento, e fiscaliza os atos do Poder Executivo – é, portanto,  foco imprescindível de monitoramento e incidência por parte da sociedade.


Monitoramentos do legislativo

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre matérias legislativas do Poder Legislativo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Legislativa da UCB

Monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais executadas pelo GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre matérias legislativas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


Dicas e orientações

Como monitorar o Poder Legislativo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre as matérias legislativas em trâmite no Congresso Nacional, deve-se:

  • Acessar o portal eletrônico do Congresso Nacional para realizar pesquisa
  • Pode-se realizar pesquisa avançada, para refinamento dos resultados
  • Os resultados mostrarão as matérias tramitando tanto no Senado Federal, quanto na Câmara dos Deputados e nas duas casas integradamente
  • Importante: na página de cada matéria acessada, pode-se solicitar “Acompanhar a matéria”: mediante rápido cadastramento, todas as tramitações das matérias selecionadas serão informadas por e-mail
  • Os portais dos poderes legislativos também costumam possuir ouvidorias e as petições aos mesmos também podem se valer da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011)
Como monitorar o Poder Legislativo Estadual e Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre matérias legislativas nas estados e municípios e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados ao monitoramento federal: os portais eletrônicos das Assembleias Legislativas dos estados e das Câmaras de Vereadores dos Municípios, sendo exemplos estaduais:

Manual de Incidência Legislativa

O projeto Incidência Legislativa da UCB publicou o Manual de Incidência: Promovendo a Bicicleta no Poder Legislativo. 

O Manual contém conceitos e esclarecimentos sobre os processos legislativos e orientações sobre como obter os melhores resultados de atuação sobre o poder legislativo.


Conteúdo sobre legislativo e legislação no ObservaBici

Os temas Legislativo e Legislação constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLATIVO

INSIRA LEGISLATIVO

Notícias relacionadas

Agora é Lei: “acidente de trânsito” passa a ser chamado de “sinistro de trânsito”

Com o objetivo de realinhar a linguagem empregada na legislação brasileira de trânsito e enfatizar a responsabilidade inerente em ocorrências de trânsito, a nova Lei 14.599/23 foi promulgada. Essa lei, que marca a 44ª alteração continue lendo…

Leia mais

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro

Por Cristiano Scarpelli   A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana: direitos dos pedestres e ciclistas

A mobilidade urbana é um tema crucial nas cidades modernas, e a necessidade de priorizar alternativas sustentáveis de locomoção, como caminhar e pedalar, torna-se cada vez mais evidente. No entanto, garantir os direitos dos pedestres continue lendo…

Leia mais

Câmara de Inocência estabelece Dia do Ciclista para promover esporte e segurança

Em uma iniciativa para promover o esporte e a segurança, a Câmara Municipal de Inocência decidiu instituir o Dia do Ciclista, a ser celebrado anualmente em 12 de novembro. A decisão, tomada durante a sessão continue lendo…

Leia mais

Projeto de Lei que incentiva uso de bicicleta como transporte sustentável aguarda sanção do Governo do AM

Aguarda sanção do Governo do Amazonas o Projeto de Lei (PL) nº 675/2023, que institui a Lei de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas no âmbito do Estado do Amazonas. De autoria do deputado estadual continue lendo…

Leia mais

Presidente sanciona lei que incentiva o ciclismo nas cidades

presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729 ,  que dá mais incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. A medida promove a participação popular no processo de implantação de continue lendo…

Leia mais

A quem ouvir? Por quê ouvir?

Este texto é uma reflexão sobre um artigo publicado na Folha de São Paulo pelo Caio Guatelli sobre uma lei recém promulgada que prevê a ampliação da participação popular no planejamento cicloviário. Gosto bastante do continue lendo…

Leia mais

Resultado do Edital do Ministério do Meio Ambiente para o Cicloturismo: oito classificados e R$ 5,1 milhões indicados

Foi publicado no Diário Oficial de hoje o resultado da análise das propostas no âmbito do Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e saúde mental: por uma cidade mais habitável

Por Tássio Jubini. No mês de agosto deste ano, foi entregue uma importante obra de mobilidade urbana para a população capixaba, a Ciclovia da Vida Detinha Son, que leva o nome da cicloativista falecida em continue lendo…

Leia mais

PEC que cria o SUS da mobilidade urbana avança no Congresso Nacional

A criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM), uma espécie de SUS da mobilidade urbana sustentável brasileira, parece estar mais perto de virar realidade. A PEC 25/2023 que institui o SUM foi encaminhada no final continue lendo…

Leia mais
1 2 3 28