Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedala, Mana

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Como a bicicleta empoderou as mulheres na ocupação dos espaços públicos

“Deixe-me dizer o que penso da bicicleta. Ela tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo. Ela dá às mulheres um sentimento de liberdade e autoconfiança. Eu aprecio toda continue lendo…

Leia mais

“Como não ser um babaca no trânsito”

Para lembrar o mês e o dia internacional da mulher e discutir o direito à mobilidade, a Prefeitura do Recife publicou o “Pequeno Manual Prático de Como Não ser um Babaca no Trânsito” . A continue lendo…

Leia mais

Bike como melhor amiga

Conheça a história de duas mulheres que dispensaram o carro e escolheram se locomover de bicicleta. Gisele Gasparotto e Lívia Guizzo têm paixão por pedalar, e tomaram a mesma decisão: trocaram o carro pela bicicleta continue lendo…

Leia mais

Dia das mulheres no ciclismo: Luta pelo Respeito

Sem dúvidas o ciclismo avançou muito nos últimos anos em relação ao respeito pelas mulheres ciclistas. No entanto há um longo caminho a percorrer. Se por um lado as grandes provas e equipes passaram a continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Portugal lançam manifesto “Mulheres a pedalar: Por uma cidade inclusiva”

Porque acreditamos que as perspectivas femininas da cidade são diferentes e relevantes, neste 8 de Março, um conjunto de mulheres, da MUBi, Bicicultura, Braga Ciclável, Ciclaveiro, CICLODA – Associação Oficina da Ciclomobilidade, Climáximo, Faro a Pedalar, FEMINA, Lisboa e Porto Fancy Women Bike Ride, Mulheres na Arquitectura, Roda dos continue lendo…

Leia mais

Conheça o catálogo de fotos vencedoras do Concurso Imagens Cíclicas da UCB

O concurso ‘Imagens Cíclicas’ foi realizado no segundo semestre de 2021. Contou com mais de 140 inscritos, e a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil. O resultado final foi divulgado em novembro. continue lendo…

Leia mais

Ciclismo feminino ganha cada vez mais espaço, mas mulheres ainda têm que lidar com assédio nas ruas

A tradicional Paris-Roubaix terá sua primeira edição dedicada às mulheres. A estreia feminina era para ter acontecido em 2020, mas foi adiada no ano passado e também em abril deste ano. A participação das mulheres continue lendo…

Leia mais

Em apoio ao Outubro Rosa e incentivo à atividade física, ciclistas pedalam pelas ruas de Arapiraca

Ciclistas dos grupos ‘Mete Marcha’ e ‘Pedal por Amor’ se reuniram na noite dessa sexta-feira (22) e pedalaram pelas ruas de Arapiraca, com o intuito de chamar atenção para a campanha Outubro Rosa e aletar continue lendo…

Leia mais

Ciclistas mulheres de BH se unem em grupo para combater casos de assédio como o vivido por jovem no Paraná

Casos de assédio, como o sofrido pela paranaense Andressa Lustosa, de 25 anos, que caiu da bicicleta após um homem passar a mão no corpo dela (vídeo acima), são frequentes na rotina de ciclistas em continue lendo…

Leia mais

Bike Anjas lançam e-book “Bicicleta: ferramenta de transformação, mulher, liberdade, movimento”

Hoje, dia 22 de setembro é celebrado o dia mundial sem carro. É uma data que traz à tona discussões importantes sobre as cidades e como nos locomovemos nela e é por isso que vamos continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 9