Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedala, Mana

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Tema do 8M da ONU 2023: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”

O tema do Dia Internacional das Mulheres em 8 de março de 2023 será “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão continue lendo…

Leia mais

A Mulher e a Bicicleta

Por Marina Cerqueira. No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, dia esse, importante, que nos recorda as conquistas e lutas das mulheres ao longo da história em prol dos seus direitos continue lendo…

Leia mais

Pedalada da Diversidade reúne dezenas de pessoas em Pinhal

A Pedalada da Diversidade, organizada pela Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS), entre Cidreira e Balneário Pinhal, reuniu dezenas de pessoas com deficiência física, como paraplégicos continue lendo…

Leia mais

Pesquisa do Strava mostra aumento de 56% nos esportes praticados por mulheres no Brasil em 2022

O documento anual revela tendências globais no esporte e no deslocamento. Além de aparecer em destaque nas práticas esportivas do público feminino, o Brasil também ficou em evidência no ciclismo. O Rio de Janeiro foi continue lendo…

Leia mais

Mulheres ciclistas: 5 motivos para você começar a pedalar

É comum, atualmente, encontrar mulheres que não gostam muito de ir à academia e que não possuem tempo de fazer essa ou outras atividades físicas. Entretanto, pensando na importância de praticar exercícios regularmente, uma boa continue lendo…

Leia mais

TRANSbike: Efeitos da Terapia hormonal e a Bicicleta

E vou contar um pouco da minha experiência dos 3 primeiros meses de terapia hormonal e o pedalar aqui em Belém do Pará, onde moro. Mas antes, é importante definir o que a hormonioterapia cruzada continue lendo…

Leia mais

Quando o pedal é só delas

Encontrar um grupo de pedal noturno, em São Paulo, não é difícil. Um levantamento produzido pela Aliança Bike, em 2020, no qual 35% das respostas foram de empresários do setor de bicicletas com sede no continue lendo…

Leia mais

Bogotá quer mais mulheres pedalando

Não há mais dúvidas de que a bicicleta é a mellhor alternativa de locomoção nas cidades, com grandes benefícios para a saúde das pessoas e do ambiente urbano. E embora seja cada vez mais popular continue lendo…

Leia mais

Ciclistas femininas afegãs enviam uma importante mensagem em Campeonato Nacional na Suíça

As irmãs Fariba e Yulduz Hashimi assumiram a liderança no campeonato nacional afegão de ciclismo de estrada sediado em Aigle, Suíça . Elas também deram uma divulgação extremamente necessária sobre a condição das mulheres afegãs continue lendo…

Leia mais

Mais mulheres em bicicletas: uma política de transporte urbano a favor da saúde e da igualdade

A bicicleta é uma alternativa de locomoção com grandes benefícios para a saúde física e mental. Ademais, ajuda a melhorar os indicadores urbanos e ambientais. Embora seja um meio de transporte cada vez mais popular continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 9