Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedala, Mana

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Projeto Viver de Bike registra participação cada vez maior de mulheres

O projeto Viver de Bike, curso gratuito de mecânica e geração de renda por meio da bicicleta promovido pelo Instituto Aromeiazero, tem registrado uma procura cada vez maior pelo público feminino. O treinamento começou em continue lendo…

Leia mais

3 ações que explicam o urbanismo feminista

A Espanha possui uma lei que garante igualdade entre homens e mulheres no planejamento urbano e todo projeto deve trazer um relatório de impacto de gênero. O medo de caminhar à noite em uma rua continue lendo…

Leia mais

Mês das Mulheres no Aretê tem programação esportiva especial no RJ

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 8 de março, mas no Aretê a data ganha programação especial ao longo do mês. Até o dia 31 as pistas do Bike Park Aretê estarão liberadas continue lendo…

Leia mais

Mulheres à frente de soluções para a mobilidade urbana

Por Gláucia Pereira. A mobilidade urbana é uma questão fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, e as #mulheres têm desempenhado um papel crucial nessa história. Desde tempos antigos (e até continue lendo…

Leia mais

Dia 12 tem 2° Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia da Mulher em Marechal Floriano

A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Esportes, vai realizar o 2° Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no dia 12 de março (domingo). continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é coisa de mulher sim!

No vídeo de hoje, Renata Falzoni comenta a relação das mulheres com a bike ao longo da história e os problemas enfrentados por elas ao decidir pedalar. Além disso, a bikerrepórter também entra no tema continue lendo…

Leia mais

‘Bikeata’ é feita em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Aquidauana

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, será realizada no dia 8 de março a ‘Bikeata’, com realização da Coordenadoria da Mulher de Aquidauana e Pedal das Parças. O trajeto começa com concentração na Praça continue lendo…

Leia mais

Inspire-se com Kittie Knox no dia internacional da mulher

A história do ciclismo é feita de homens e mulheres. Pessoas que amavam a bicicleta e que queriam lutar por sua liberdade de escolha. E é claro que para as mulheres tudo ficava mais difícil. continue lendo…

Leia mais

A evolução das bicicletas para mulheres

A bicicleta, desde o seu surgimento, sempre esteve associada à emancipação das mulheres. Pedalando, elas se livraram da obrigação dos grandes vestidos, ganharam a liberdade e seguiram em frente. Infelizmente, a paridade de gênero no continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta empoderou as mulheres e os mais pobres e revolucionou o setor industrial

Por Tim Harford. Em um dia de outono de 1865, dois homens chegavam a uma taverna em Connecticut, nos Estados Unidos, para acalmar os nervos com uma bebida. Eles conduziam uma carroça em uma colina continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 9