Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedala, Mana

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Mulheres representam 40% das pessoas que utilizam bicicletas compartilhadas

A participação feminina no uso da bicicleta como meio de transporte ainda é mais baixa que a masculina, de acordo com estudos de diferentes regiões do País. Nos sistemas de bikes compartilhadas, entretanto, a presença delas está continue lendo…

Leia mais

Rogério Rai no Roda e Passe Podcast: “A bicicleta virou minha profissão”

O episódio de estreia do Roda e Passe acompanhou uma atividade e entrevistou o Rogério Rai. Ele criou um empreendimento de impacto social e de cicloturismo na Zona Leste de São Paulo chamado Pedale-se. Com continue lendo…

Leia mais

Conheça a primeira bike elétrica feita por e para mulheres

A e-bike Maven Cargo veio para deixar a vida de ciclistas mulheres mais confortáveis ao andar de bicicleta. O lançamento da Integral Electrics foi desenhado sob medida para atender as demandas femininas. A bicicleta elétrica continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra dados sobre o uso de bicicleta por mulheres no Brasil

A bicicleta sempre foi um símbolo do empoderamento feminino. No entanto, dados divulgados recentemente pelo Strava, plataforma de esportes do mundo, revelam que ainda existe uma grande discrepância quando se trata do tempo dedicado pelas continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais

A bicicleta é a perfeita máquina do tempo

Aline Os é a fundadora do coletivo “Señoritas Courier”, uma organização paulistana que reúne apenas mulheres e pessoas trans para entregas de mercadorias com bicicletas. Neste mês de junho ela esteve no Velo-city 2023, em  continue lendo…

Leia mais

Pedal do Orgulho LGBTI+ é realizado em Fortaleza no domingo

Para dar visibilidade à luta pela igualdade de direitos e reconhecimento da diversidade sexual, a Prefeitura de Fortaleza realiza a segunda edição do Pedal do Orgulho LGBTI+, neste domingo (18), na capital. O pedal vai continue lendo…

Leia mais

Boato sobre ciclistas trans engana e distorce regras de evento esportivo

Não é verdade que uma foto mostre duas atletas trans que venceram uma “competição feminina de ciclismo” na Inglaterra, como alegam posts nas redes sociais. Na realidade, o evento era independente e promoveu uma disputa continue lendo…

Leia mais

Em podcast e revista, projeto aborda relação entre deslocamento das mulheres nas cidades e combate à crise climática

Modo de vida urbano atual centrado nos veículos agrava a crise climática. Com o agravamento das mudanças climáticas no mundo, os temas socioambientais entraram em evidência nos últimos anos. Em novembro, mais de 400 organizações continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, cuidado e a falta de prioridade nas políticas da cidade para as mulheres

Maria Eduarda acorda cedo, talvez ela nem tenha dormido direito, devido aos diversos despertares de seu filho de madrugada. Mas é hora de se levantar e levar o pequeno, de dez meses, para o berçário. continue lendo…

Leia mais
1 2 3 9