| | |

Como a bicicleta empoderou as mulheres na ocupação dos espaços públicos

“Deixe-me dizer o que penso da bicicleta. Ela tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo. Ela dá às mulheres um sentimento de liberdade e autoconfiança. Eu aprecio toda vez que vejo uma mulher pedalando… uma imagem de liberdade”. Susan Anthony, uma das mais importantes lideres sufragistas norte-americanas, disse isso no início do século XX, enaltecendo o poder libertário representado pela mulher e sua bicicleta na época.

Mais de um século depois, a imagem dos cabelos esvoaçantes e da graciosidade do movimento rítmico no pedalar ainda aflora os sentimentos de liberdade e independência na — ainda tímida — conquista do espaço público pelas mulheres. Nesse contexto, fica nítida a importância da bicicleta no desbravamento da cidade, e por isso, mais um motivo para celebrar e incentivar a sua utilização, especialmente no Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 3 de junho.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *