Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Conselho Nacional de Trânsito regulamenta o uso de bicicletas elétricas

Assista a reportagem de TV. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o uso de bicicletas elétricas e outros equipamentos como monociclos e patinetes elétricas. A medida define regras de trânsito em vias públicas e continue lendo…

Leia mais

32 km/h não é demais para uma bike na cidade?

Trinta e dois quilômetros por hora significam quase 9 m/s. Parece ser uma velocidade exagerada para as atuais condições das ciclovias e ciclofaixas brasileiras, repletas de falhas, buracos, sujeira acumulada, além de graves problemas de continue lendo…

Leia mais

Aumentam as regras para “bikes” e motos elétricas em todo o País

A necessidade de adequação se deu após aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de regras mais específicas para o tráfego, que deixe mais clara a classificação dos veículos continue lendo…

Leia mais

Mudou! Lei altera regras para bicicletas elétricas, motos e até ciclomotores; veja

Agora, pequenas motos que possuem velocidade superior a 32 km/h até 50 km/h serão definidas como ciclomotores. Essa nova definição implica na necessidade de emplacamento e na exigência de posse da carteira de motorista do continue lendo…

Leia mais

Novas regras para ciclomotores, patinetes e bikes a partir de julho

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que atualiza e diferencia o que são ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual por autopropulsão, como patinetes e skates. Ao definir o que é cada continue lendo…

Leia mais

Secretário fala sobre Resolução do Contran que define regras para “scooters” e bicicletas elétricas: “Mais segurança”

Entra em vigor no dia 1º de julho, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizando a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual como patinetes e skates. Uma das principais mudanças continue lendo…

Leia mais

Contran define que scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de julho

cooters elétricas (ou ciclo-elétricos, como são chamadas), com até 4 kW de potência, e ciclomotores movidos a combustão, de até 50 cm³ —nos dois casos com velocidade máxima de fabricação de 50 km/h—, precisarão ser continue lendo…

Leia mais

Com foco na segurança, resolução do Contran facilita registro de ciclomotores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta quinta-feira (15) uma resolução para atualizar a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. A medida tem como objetivo continue lendo…

Leia mais

Proposta de atualização da legislação sobre bikes elétricas e equipamentos de mobilidade autopropelidos

Prestes a completar 10 anos em 2023, a legislação brasileira sobre bicicletas elétricas está defasada em relação à realidade tanto de mercado quanto de mobilidade. Modelos como as bicicletas elétricas cargueiras e as de ciclismo continue lendo…

Leia mais

Conheça iniciativas finalistas em mobilidade sustentável, segura e inclusiva

O Prêmio PMU recebeu 227 inscrições e representa uma oportunidade estratégica para empresas e atores do setor de mobilidade conquistarem ainda mais visibilidade no mercado. A premiação será realizada no dia 23 de junho, durante continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 24