Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Indústria de bicicletas registra queda de 22% na comparação com 2022

De janeiro a outubro deste ano, foram produzidas 414.106 bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Este número representa uma queda de 22,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação com 2022, continue lendo…

Leia mais

Bicicleta elétrica movida a água? Esta incrível E-bike percorre 300 km usando apenas 2 litros de água

Empresa holandesa desenvolve bicicleta elétrica que promete revolucionar o mercado. A e-bike possui capacidade para percorrer 300 km utilizando apenas 2 L de água. O mercado de bicicletas elétricas não para de crescer e, a continue lendo…

Leia mais

Serviço de bicicletas compartilhadas começa a funcionar em Florianópolis

Os moradores e visitantes de Florianópolis ganharam mais uma opção de mobilidade ativa e amigável ao meio ambiente: as bicicletas compartilhadas. A partir desta terça-feira (21), a Capital conta com 15 estações e 100 bicicletas continue lendo…

Leia mais

Bicicletas e scooters elétricos estão derrubando a demanda de petróleo

Carros elétricos costumam ser vistos como a melhor solução para problemas de emissões e consumo de combustíveis fósseis. No entanto, as bicicletas, scooters e patinetes elétricos têm feito mais pelo meio ambiente do que os continue lendo…

Leia mais

Resultado do Edital do Ministério do Meio Ambiente para o Cicloturismo: oito classificados e R$ 5,1 milhões indicados

Foi publicado no Diário Oficial de hoje o resultado da análise das propostas no âmbito do Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) continue lendo…

Leia mais

Tribunal de Justiça da União Europeia bate o martelo e decreta que bike elétrica é bicicleta e não veículo motorizado

A discussão na União Europeia está encerrada: bicicletas elétricas são bicicletas e não veículos motorizados. Com essa decisão, tomada pelo Tribunal de Justiça da UE, quem utiliza uma bike elétrica deve ser tratado com os continue lendo…

Leia mais

Bicicleta elétrica com transmissão automática recria experiência de automóvel

Assim como dirigir um carro automático pode facilitar a vida de motoristas, a possibilidade de controle das marchas de uma bicicleta elétrica também ajudaria diversos ciclistas. Além de um motor elétrico, a nova bicicleta elétrica continue lendo…

Leia mais

Porto Alegre ganha 500 bicicletas elétricas do BikePOA a partir deste sábado

Porto Alegre começou a receber mais 500 bicicletas neste sábado (21) que farão parte da frota compartilhada da Tembici, empresa que oferece o serviço do BikePOA em parceria com a prefeitura municipal e com patrocínio continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas cresce por economia e sustentabilidade

No Brasil, o mercado de bicicletas elétricas está crescendo cada vez mais e já é possível encontrar diversos modelos nas lojas. Uma das principais vantagens das bicicletas elétricas é que elas podem ser usadas para continue lendo…

Leia mais

Pi-Pop: a bicicleta elétrica que não precisa de bateria nem carregamento

Chama-se Pi-Pop e foi idealizada por um inventor francês que concretizou a ideia e hoje já comercializa a terceira geração da bicicleta elétrica. Distingue-se da concorrência porque não precisa de carregamentos, para acumular a energia continue lendo…

Leia mais
1 2 3 24