Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Transporte compartilhado e bicicleta ganharão força no pós-pandemia, diz professor do MIT

Em vez do conceito da “smart city“, o urbanista e engenheiro italiano Carlo Ratti é um defensor do uso da tecnologia e da criatividade como ferramentas para melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano. A essa continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas chega a R$ 190 milhões e cresce 28,4%

As bicicletas elétricas seguem vivendo um crescimento contínuo no mercado brasileiro. Seguindo a tendência registrada entre 2016 e 2019, em 2020 mais uma vez o segmento continuou crescendo: foram 32.110 unidades, crescimento de 28,4% em continue lendo…

Leia mais

MDR e parceiros abrem chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável

Instituições vão oferecer apoio técnico a estados e municípios interessados em desenvolver projetos que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a inclusão social   Brasília (DF) – O Ministério continue lendo…

Leia mais

Por que bicicletas, e não carros elétricos, vão salvar o planeta?

Quem acompanha esta coluna sabe que sou um grande entusiasta e defensor dos carros elétricos enquanto modal promissor para a nossa mobilidade urbana, a médio e longo prazo. Mas é fato que, até que esse cenário se popularize continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas fazem você pedalar com menos força; veja como funciona

Tidas por muitos especialistas como uma excelente alternativa para a mobilidade urbana, as bicicletas elétricas ganham cada vez mais adeptos. Com ela, dá para transpor grandes distâncias sem precisar de um grande esforço. Mas você continue lendo…

Leia mais

Contran regulamenta equiparação de ciclomotor a ciclo-elétrico – conheça a consolidação

O Contran – Conselho Nacional de Trânsito publicou 34 novas Resoluções visando a adequação das normas às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro trazidas pela Lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020, bem continue lendo…

Leia mais

A Bike e a camada de ozônio

Em tempos de pandemia, assuntos críticos, como a poluição, ficam algumas vezes em segundo plano no noticiário, mas um app joga novamente um holofote no assunto. A Tembici  empresa responsável pelo aluguel das bikes laranjinhas em São Paulo, incorporou continue lendo…

Leia mais

Para zerar emissões, bicicletas são mais importantes do que carros elétricos

Professor da Universidade de Oxford afirma que o foco em veículos elétricos desacelera a corrida para emissões zero nas cidades. O combate às mudanças climáticas passa por escolhas mais sustentáveis de transporte e, neste sentido, continue lendo…

Leia mais

França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta

Um carro velho e poluente pode valer até 2.500 euros (R$ 16.800) na compra de uma bicicleta nova, convencional ou elétrica. Esse incentivo “irresistível” é o que propõe uma nova lei que tramita no parlamento continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas ajudam na inclusão de pessoas no mundo das bikes

Por Milo Araújo. Segundo uma pesquisa do Datafolha, a pandemia de covid-19 trouxe profundas mudanças na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades. No levantamento, 38% dos brasileiros que não possuem veículo próprio acreditam continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 9