Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

“Procura por bicicletas elétricas aumentou 63% em Portugal nos primeiros meses após o desconfinamento”

“A procura por bicicletas elétricas aumentou 63% em Portugal nos primeiros meses após o desconfinamento. Lisboa (35%), Porto (21%) e Braga (12%) são os distritos em que se regista maior procura em 2020, segundo este continue lendo…

Leia mais

“Uma campanha pela mobilidade sustentável nas eleições”

“Organizações de todo o Brasil já podem aderir à campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020, uma iniciativa que pretende obter compromissos – e metas – dos candidatos às eleições municipais de novembro. A ideia é reunir continue lendo…

Leia mais

“Como as bicicletas elétricas podem reduzir as emissões de CO2 pela metade”

“As bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais comuns. Pessoas que antes não imaginavam usar a bicicleta como meio de transporte encontraram nelas uma ferramenta útil para viajar. Além disso, elas ajudam a ter continue lendo…

Leia mais

“Todas as bicicletas na Holanda terão motores em até 15 anos, diz porta-voz da indústria local”

“Balanço publicado pelas associações RAI e Bovag, que representam a indústria e o comércio de bicicletas na Holanda, mostra crescimento de 5,7% nas vendas do varejo em 2018. O mercado interno absorveu 1 milhão de unidades continue lendo…

Leia mais

“App de mobilidade urbana desenvolve iniciativas para ciclistas e PMEs [empresas]”

“O app de mobilidade e as ações criadas pela hiBike visam fomentar conscientização, promover atitudes positivas e oferecer impulso de vendas online para as empresas que sofrem os efeitos da pandemia. A pandemia do Covid-19 continue lendo…

Leia mais

“Nos EUA, bicicletas elétricas ganham espaço no ‘novo normal’”

” Transporte individual pode ser uma alternativa na retomada, enquanto Uber e transporte público oferecem riscos; além disso, bikes trazem ‘lufada de ar fresco’ após confinamento. Nos EUA, a maioria das pessoas está entrando em continue lendo…

Leia mais
1 22 23 24