Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Estudo revela que bicicletas elétricas podem ser 66% mais rápidas do que carros em capitais do Brasil

Um levantamento realizado pela Tembici, startup de micromobilidade, mostra a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros. Trajetos mais longos, de 9 a 10 km, por exemplo, que de carro duram em média continue lendo…

Leia mais

Nova bicicleta elétrica de carga leva 180 kg a bordo

Uma tendência no mercado de bicicletas elétricas é tentar encontrar uma opção viável de veículo capaz de substituir um carro nas tarefas do dia a dia. Os modelos de carga normalmente são os mais atrativos continue lendo…

Leia mais

Correios adotam bicicletas elétricas para uso dos carteiros a partir de agosto

A empresa já conta com um lote de 762 bikes elétricas de um total programado de 2.500 unidades. Cerca de quatro mil carteiros entregam as correspondências em todo o país no pedal, mas a partir continue lendo…

Leia mais

Afinal, bicicleta elétrica exige emplacamento como as motos?

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em junho, trouxe pela primeira vez para a legislação nacional uma clara diferenciação entre bicicleta elétrica, ciclomotor e motoneta, estabelecendo as regras para o licenciamento continue lendo…

Leia mais

13 mortes em NY por explosões de baterias de bicicletas elétricas

Só que em Nova York, as explosões das baterias já mataram 13 pessoas só esse ano. Aumento de 233% de explosões de baterias nos últimos dois anos. A falta de regulação e testagem das baterias continue lendo…

Leia mais

Desafio bike elétrica vs carro: qual veículo te leva mais rápido?

As bicicletas elétricas são capazes de nos levar mais longe em menor tempo e com menos esforço do que os carros? A empresa Tembici quer provar que sim e, para tanto, está convidando a população continue lendo…

Leia mais

Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual

Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos: veja perguntas e respostas sobre novas regras

Bicicletas, skates e patinetes elétricos com velocidade de até 32 km/h são isentos de licença e habilitação e podem trafegar na ciclovia, com limite de velocidade. Bicicletas mais robustas e rápidas, que entram na categoria continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas podem causar incêndios; saiba como se proteger

As baterias de íons de lítio, utilizadas na maioria dos dispositivos móveis recarregáveis, como laptops, celulares, e até em e-bikes, também alimentam veículos elétricos e sistemas renováveis de energia sustentável. Uma série de acontecimentos ao redor continue lendo…

Leia mais

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?  A regra consta em uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta quinta-feira (22), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 24