Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Aprovado projeto que institui a Rota do Cicloturismo: Cascatas e Montanhas

  Reunidos na manhã desta quarta-feira (14), os deputados da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto de lei (PL) 449/2021, que institui a Rota do Cicloturismo “Circuito continue lendo…

Leia mais

Instituição de Política Estadual de Mobilidade Sustentável recebe segundo aval em Plenário

Conforme disposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) na proposição no 8817/21, aprovada em segunda votação em Plenário nesta quarta-feira, 14, fica instituída em Goiás a Política Estadual de Mobilidade Sustentável (PEMS). Tal política traz incentivos continue lendo…

Leia mais

Raio X das bicicletas elétricas no Brasil: recorde de vendas

Pelo quinto ano consecutivo, o mercado das bicicletas elétricas, as e-bikes, bateu recorde no histórico recente do País, fechando 2022 com faturamento de R$ 304,9 milhões, um crescimento de 5,4% em relação a 2021. Estudo continue lendo…

Leia mais

Como a mobilidade urbana e a sustentabilidade se relacionam?

A mobilidade urbana é um conceito que pensa o deslocamento de modo a garantir que atividades sociais e econômicas ocorram nas cidades e arredores. Dessa forma, é natural pensar que ela está diretamente relacionada aos continue lendo…

Leia mais

Farra das scooters: veículo faz sucesso na orla, mas riscos e irregularidades preocupam

Por moda, praticidade, economia, ou todas as opções anteriores, as scooters elétricas vêm se multiplicando pela cidade. Junto com o número de pilotos sobre duas rodas, aumentam também as preocupações com o risco de acidentes continue lendo…

Leia mais

Debate das mudanças climáticas deve incluir uso de bicicleta

Em tempos de urgências climáticas no centro do debate, inclusive com Belém como sede do mais importante evento mundial sobre o clima, a COP 30 em 2025, esse meio de transporte se torna importante para continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e ciclofaixas passam a ter limite de velocidade em Santos

A Câmara de Santos aprovou nesta terça-feira (30), em segunda e última discussão, um projeto de lei da Prefeitura para regulamentar o uso de bicicletas elétricas ou similares em vias públicas e ciclovias. Para virar continue lendo…

Leia mais

Bike elétrica em coliving e o futuro

Há mais de 4 anos, a companhia é a única do setor imobiliário que possui parceria com a E-moving, e oferece aos moradores até 3 horas de uso gratuito diariamente. A procura pelas e-bikes nas continue lendo…

Leia mais

ONU aprova o Dia Mundial do Transporte Sustentável

A Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução para estabelecer o Dia Mundial do Transporte Sustentável. A data definida é 26 de novembro e passa a valer partir desse ano. Estados e organizações membros da continue lendo…

Leia mais

Andar de bicicleta elétrica favorece a saúde

Andar de bicicleta elétrica tem o mesmo efeito que utilizar uma bicicleta tradicional, em termos de benefícios para a saúde? Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas e, de acordo com pesquisa recente da continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 24