Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Carros elétricos são o ‘maior problema’ para promover o ciclismo e a caminhada

Texto traduzido com o Google Translator. O desenvolvimento de carros elétricos é “potencialmente nosso maior problema” para impulsionar as viagens ativas, de acordo com o comissário de ciclismo e caminhada da Grande Manchester, Chris Boardman. continue lendo…

Leia mais

Parados na contramão

Por Sérgio Avelleda. O investimento em transporte público é daquelas unanimidades em debates. Ninguém, de fato, anuncia hoje planos de governo dizendo que irá investir para que as pessoas possam usar mais carros; que os continue lendo…

Leia mais

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…

Leia mais

7 em cada 10 pessoas querem trocar carros por bikes

Escute o podcast. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) revelou que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a trocar veículos automotores por meios de transporte menos poluentes, como as bicicletas. Se você é continue lendo…

Leia mais

Com os carros, a nossa cidadania é concretamente mutilada

No artigo As cidadanias mutiladas, da coletânea O preconceito (vários autores), o geógrafo Milton Santos traz o conceito de cidadania mutilada, pois segundo ele, há diversos fatores que impedem alguns grupos sociais de usufruir plenamente dos direitos, espaços e decisões que continue lendo…

Leia mais

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…

Leia mais

Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros

Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…

Leia mais

Parcerias fazem o negócio da mobilidade acontecer

Podemos dizer que a indústria automotiva é um grande ecossistema, verticalizada, conhecedora do seu cliente – porém, com pouca adaptação do seu produto aos diferentes mercados. Temos nossa própria rede de fornecedores, concessionários, linha de continue lendo…

Leia mais

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…

Leia mais

Precisamos falar sobre a redução do uso de automóveis

É por isso que grandes causas demandam datas especiais para que se olhe para elas com mais atenção pelo menos uma vez ao ano. Assunto urgente a ser debatido em todo o mundo, a reflexão continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 20