Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
Carros elétricos são o ‘maior problema’ para promover o ciclismo e a caminhada
Texto traduzido com o Google Translator. O desenvolvimento de carros elétricos é “potencialmente nosso maior problema” para impulsionar as viagens ativas, de acordo com o comissário de ciclismo e caminhada da Grande Manchester, Chris Boardman. continue lendo…
Parados na contramão
Por Sérgio Avelleda. O investimento em transporte público é daquelas unanimidades em debates. Ninguém, de fato, anuncia hoje planos de governo dizendo que irá investir para que as pessoas possam usar mais carros; que os continue lendo…
Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade
Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…
7 em cada 10 pessoas querem trocar carros por bikes
Escute o podcast. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) revelou que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a trocar veículos automotores por meios de transporte menos poluentes, como as bicicletas. Se você é continue lendo…
Com os carros, a nossa cidadania é concretamente mutilada
No artigo As cidadanias mutiladas, da coletânea O preconceito (vários autores), o geógrafo Milton Santos traz o conceito de cidadania mutilada, pois segundo ele, há diversos fatores que impedem alguns grupos sociais de usufruir plenamente dos direitos, espaços e decisões que continue lendo…
Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19
Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…
Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros
Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…
Parcerias fazem o negócio da mobilidade acontecer
Podemos dizer que a indústria automotiva é um grande ecossistema, verticalizada, conhecedora do seu cliente – porém, com pouca adaptação do seu produto aos diferentes mercados. Temos nossa própria rede de fornecedores, concessionários, linha de continue lendo…
Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem
Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…
Precisamos falar sobre a redução do uso de automóveis
É por isso que grandes causas demandam datas especiais para que se olhe para elas com mais atenção pelo menos uma vez ao ano. Assunto urgente a ser debatido em todo o mundo, a reflexão continue lendo…