Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Carros elétricos são o caminho para a mobilidade sustentável?

Entenda por que o modal tem sua importância questionada em relação à sustentabilidade. […] Apesar disso, a importância do papel dos veículos motorizados na mobilidade urbana sustentável tem sido questionada por especialistas. Os carros elétricos continue lendo…

Leia mais

E se retirássemos os automóveis das ruas?

Será que conseguimos imaginar como seria a vida nas cidades sem automóveis trafegando nas ruas? Nos últimos cem anos, o carro passou a dominar a paisagem urbana. As ruas foram alargadas em muitas cidades para acomodar mais continue lendo…

Leia mais

Por que bicicletas, e não carros elétricos, vão salvar o planeta?

Quem acompanha esta coluna sabe que sou um grande entusiasta e defensor dos carros elétricos enquanto modal promissor para a nossa mobilidade urbana, a médio e longo prazo. Mas é fato que, até que esse cenário se popularize continue lendo…

Leia mais

O Bikewashing da Volvo e a mercantilização da vida do ciclista

Por Bicicleteiros. Antes de ler esse texto, peço que veja esse novo comercial do Volvo XC40. Nessa belíssima produção, a Volvo defende a coexistência pacífica nas ruas entre seus carros e vários ciclistas, escrevendo na continue lendo…

Leia mais

França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta

Um carro velho e poluente pode valer até 2.500 euros (R$ 16.800) na compra de uma bicicleta nova, convencional ou elétrica. Esse incentivo “irresistível” é o que propõe uma nova lei que tramita no parlamento continue lendo…

Leia mais

Más carriles bici conllevan un aumento significativo del tráfico de bicicletas

Más carriles bici conllevan un aumento significativo del tráfico de bicicletas según un nuevo estudio basado en datos de más de 100 ciudades de la UE ha concluido que la provisión de infraestructura para bicicletas de continue lendo…

Leia mais

Carros elétricos são o ‘maior problema’ para promover o ciclismo e a caminhada

Texto traduzido com o Google Translator. O desenvolvimento de carros elétricos é “potencialmente nosso maior problema” para impulsionar as viagens ativas, de acordo com o comissário de ciclismo e caminhada da Grande Manchester, Chris Boardman. continue lendo…

Leia mais

Parados na contramão

Por Sérgio Avelleda. O investimento em transporte público é daquelas unanimidades em debates. Ninguém, de fato, anuncia hoje planos de governo dizendo que irá investir para que as pessoas possam usar mais carros; que os continue lendo…

Leia mais

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…

Leia mais

7 em cada 10 pessoas querem trocar carros por bikes

Escute o podcast. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) revelou que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a trocar veículos automotores por meios de transporte menos poluentes, como as bicicletas. Se você é continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 19