Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

“Os desafios dos ciclistas em um trânsito feito para carros”

“Um grupo de cicloativistas saiu hoje pelas ruas do Recife para fazer uma parada simbólica nos principais órgãos públicos da capital pernambucana para lembrar o Dia do Ciclista. A data, 19 de agosto, é uma continue lendo…

Leia mais

Carro ganha importância como transporte seguro

Por aqui, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) encomendou uma pesquisa para o site Webmotors, que ouviu 1.668 usuários do serviço. Desse total, 89% afirmaram que pretendem adquirir um carro ainda neste continue lendo…

Leia mais

“A cidade pós-coronavírus será mais poluída e desigual”

“Tem cidade feita para carros e cidade feita para gente. Essas últimas são mais adensadas – concentram trabalho e moradia em bairros compactos. Isso evita deslocamentos pendulares diários entre os subúrbios e o centro. Os continue lendo…

Leia mais

“Brasileiro deve preferir carro particular após a quarentena”

“Um levantamento realizado pelo NZN Intelligence e oferecido pelo Summit Mobilidade Urbana 2020 Estadão, evento que acontece nesta quarta-feira (12) em formato digital e gratuito, mostra que o carro particular pode ser o modal mais utilizado continue lendo…

Leia mais

“Do lazer às vacinas, carro ganha protagonismo durante a pandemia”

“Após décadas esquecido, ele voltou com força durante a pandemia. Mas, hoje, o formato de drive-in não se restringe à exibição de filmes. A programação desses espaços recebe festas juninas, espetáculos infantis, apresentações de humor, continue lendo…

Leia mais

“Medo da covid-19 pode gerar onda de migração para carro e moto”

“Uma das primeiras medidas que a cidade de São Paulo tomou quando começou a se fechar para tentar controlar a pandemia do novo coronavírus foi suspender o rodízio de automóveis. O plano era liberar a continue lendo…

Leia mais

“Montadoras pedem a Guedes redução de imposto para estimular compra de carros”

“Em videoconferência hoje com o ministro da Economia, Paulo Guedes, representantes das montadoras alertaram que as demissões no setor devem aumentar e pediram um pacote de estímulo tributário para baratear os preços dos carros e continue lendo…

Leia mais

“Shows no drive-in: artistas falam sobre sensação de cantar para fãs em carros”

“Cada vez mais artistas estão fazendo shows drive-in. Mas eles ainda não se acostumaram totalmente com o som das buzinas e o piscar dos faróis dos primeiros shows no Brasil após a pandemia da Covid-19. continue lendo…

Leia mais

“Carros circulam dentro de shopping para compras”

“Um shopping de Botucatu, no interior de São Paulo, liberou a entrada de carros em seus corredores para a retirada de compras. As informações são da TV Record. O serviço de “drive-thru” foi inaugurado nesta continue lendo…

Leia mais

“França censura comercial de bicicleta que ‘desacredita o mercado automobilístico’ “

“De acordo com a fabricante de bicicletas holandesa Van Moof, as autoridades francesas de mídia impediram que os veículos de comunicação exibissem o mais recente anúncio do modelo de bicicleta elétrica S3. Alegaram que as continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19