Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Com os carros, a nossa cidadania é concretamente mutilada

No artigo As cidadanias mutiladas, da coletânea O preconceito (vários autores), o geógrafo Milton Santos traz o conceito de cidadania mutilada, pois segundo ele, há diversos fatores que impedem alguns grupos sociais de usufruir plenamente dos direitos, espaços e decisões que continue lendo…

Leia mais

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…

Leia mais

Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros

Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar continue lendo…

Leia mais

Parcerias fazem o negócio da mobilidade acontecer

Podemos dizer que a indústria automotiva é um grande ecossistema, verticalizada, conhecedora do seu cliente – porém, com pouca adaptação do seu produto aos diferentes mercados. Temos nossa própria rede de fornecedores, concessionários, linha de continue lendo…

Leia mais

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as continue lendo…

Leia mais

Precisamos falar sobre a redução do uso de automóveis

É por isso que grandes causas demandam datas especiais para que se olhe para elas com mais atenção pelo menos uma vez ao ano. Assunto urgente a ser debatido em todo o mundo, a reflexão continue lendo…

Leia mais

Ciclistas alertam para os cuidados com a segurança na hora de andar de bike

Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece no Brasil até o próximo dia 25, ciclistas reforçam a importância da educação do trânsito desde a primeira infância para formar condutores mais responsáveis e, assim, reduzir continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro chama atenção para bicicleta como alternativa

Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A data é usada por entidades envolvidas com o debate sobre mobilidade urbana para chamar a atenção para alternativas a veículos individuais motorizados, como a bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: o prazer e a esperança de ver a bicicleta virar protagonista

Há seis anos eu andei pela primeira vez de bicicleta com objetivo de me deslocar na Cidade. Por meio do então recém-inaugurado sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar, fiz um trajeto de cerca de três continue lendo…

Leia mais

No Recife, ciclistas pilotaram carros de bambu no Dia Mundial Sem Carro

Na terça-feira (22/9), ciclistas se reuniram no estacionamento da Rua da Aurora para a realização do ato de conscientização Carros de Bambu. A ação, organizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo, consistiu continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 19