Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/09/corona-com-banner-cz.png)
Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
Pesquisa revela que 46% dos brasileiros desconhecem o Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/vide-public-orig-003-1-2-350x230.jpg)
Dia Mundial sem Carro: como seria uma cidade que não prioriza o automóvel?
Os carros ainda são um dos principais meios de locomoção e seguem como um dos vilões da crise climática, pois a grande maioria deles consome combustíveis fósseis e geram poluentes, principalmente o gás carbônico – continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/vide-public-orig-001-1-3-350x230.jpg)
Raquel Rolnik: “O modelo carrocêntrico da cidade está nos matando”
Na entrevista, várias questões foram abordadas em torno da ocupação massiva da cidade por carros; da recente ascensão do uso das bicicletas e o impacto disso nas cidades. “O espaço público também pode ser dos continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/vide-public-orig-1-6-350x230.jpg)
Os impostos sobre automóveis cobrem seus custos sociais?
Por Cristiano Scarpelli. “A gente paga tanto imposto e as ruas estão sempre esburacadas”. “Cadê o dinheiro do IPVA que não melhora as vias?”. “Se já pago impostos, qual o sentido de ter que pagar para continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/vide-public-orig-002-1-2-350x230.jpg)
Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável
O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/vide-public-orig-1-3-350x230.jpg)
Automóvel, alienação e distopia
Por Roberto Andrés. No Dia Mundial sem Carro, reflexão sobre a mercadoria-síntese do capitalismo. Como tornou-se bem obrigatório. Por que entrega o contrário do que promete. Que leva bilhões a recalcar os males que produz, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
Aplicativo recompensa usuários de transportes mais sustentáveis com saldo para usar no comércio
Itajaí dá um novo passo em direção ao futuro com olhar voltado para uma cidade mais sustentável e inteligente. A partir desta quarta-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, entra em operação o aplicativo MovItajaí, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/06/bicicleta-news-350x230.png)
A indústria automobilística é uma ameaça para fabricantes de bicicletas?
Um modelo de bicicleta elétrica da Harley Davidson esgotou em minutos logo após o lançamento. O sucesso da fabricante de motocicletas ajuda a gerar dúvidas no mercado de bicicletas. Algumas fontes já suspeitam que as continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/ver-imagem-original-09-22-21-at-0137-pm-1-350x230.jpg)
Dia Mundial Sem Carro: por que ainda precisamos falar sobre isso?
Por Aline Cavalcante. Todo 22 de setembro amanheço com uma sensação estranha de que essa data perdeu o sentido e a energia provocadora que havia há alguns anos quando cicloativistas de todas as partes do mundo continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/09/abre-350x230.jpg)
Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista
Mesmo tendo que pagar R$ 6,15 pelo litro de gasolina, o engenheiro civil Hudson Correia Santos, 25, morador de Belo Horizonte, é enfático ao responder se deixaria o carro em casa para usar um transporte continue lendo…