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Na Europa “os carros vão passar de protagonistas a convidados”

E se deixassem de circular carros no centro de Lisboa? A ideia já não é nova. A criação de uma Zona de Emissões Reduzidas, que restringia a circulação automóvel a moradores e transportes públicos, da Avenida da Liberdade até ao Chiado, estava incluída na MOVE 2030, a estratégia do Executivo de Fernando Medina para a mobilidade em Lisboa. Contudo, a medida acabou por ser adiada devido à pandemia e voltou à fase de discussão quando o PS perdeu a Câmara de Lisboa para a coligação Novos Tempos. Pela Europa, várias cidades já adotaram medidas semelhantes, mas quase sempre mais ambiciosas.

Barcelona, Espanha

A ideia dos catalães é agrupar vários bairros no centro da cidade e criar “superillas”, isto é, bairros maiores, com restrições à circulação automóvel. Assim, nestas zonas já desapareceram 3.500 lugares de estacionamento, e foram aumentados os espaços pedonais e as áreas verdes, para privilegiar as deslocações pedestres ou de bicicleta.

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