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França: “Vender automóveis? Só com ajuda de bicicletas”

A partir de Março, toda a publicidade a automóveis tem de ser acompanhada pelo encorajamento ao recurso a bicicletas, caminhadas e carsharing. É a decisão dos franceses para reduzir as emissões. A lei, que vai ser implementada a partir de 1 de Março, não é propriamente uma novidade, uma vez que foi objecto de ampla discussão antes de ser aprovada pelo Parlamento francês em 2019. O objectivo é recorrer, para a comercialização automóvel, de certa forma à estratégia anteriormente seguida para redução do consumo de tabaco ou do açúcar, obrigando os anúncios aos produtos a conterem avisos para o mal que podem fazer à saúde ou, neste caso, propor soluções para manter os candidatos a comprar automóvel mais saudáveis e emitir menos poluentes.

De acordo com o Le Monde, toda a publicidade deve incluir uma ou mais das seguintes mensagens: “nos trajectos curtos privilegie a caminhada ou a bicicleta”, ou “recorra aos transportes públicos com regularidade”, passando pela sugestão “pondere os veículos partilhados”. As frases foram concebidas pelo Ministério para a Transição Ecológica e, ao que parece, o Governo deposita grandes esperanças na sua capacidade de mudar os hábitos da população.

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