| | |

A importância do Distrito de Baixa Emissão e do Ciclo Rotas no contexto da pandemia

A mudança do clima não é um assunto novo, mas com o passar dos anos o tema está cada vez mais urgente. Modificações capazes de desacelerar esse processo são o alvo de discussões recorrentes. No mês de julho de 2021, por exemplo, a União Européia apresentou um plano ousado – visando reduzir pela metade a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030 – para conter a temperatura global. A Cidade do Rio de Janeiro vem buscando estar alinhada com a agenda internacional e lançou neste ano o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática reforçando o seu alinhamento com o Acordo de Paris (2015).

Dentro das metas apresentadas no Plano está a criação do Distrito de Baixa Emissão (anteriormente chamado Distrito Neutro) na região central, com o objetivo de reforçar o compromisso firmado com a C40 para a promoção de ruas verdes e saudáveis. Desde então, a cidade trabalha no desenvolvimento de um projeto capaz de impactar na qualidade do ar respirado diariamente pelos cidadãos. Liderado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, a iniciativa  está alinhada a uma tendência observada em países como França, Inglaterra e Itália.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *