Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Paranapanema é a primeira cidade turística da região a inaugurar a Rota de Cicloturismo Luis Carlos Luciano Luis Carlos Luciano

São 83 quilômetros pela área rural e urbana, levando o turista a conhecer pontos estratégicos do município, como centros históricos, museus, restaurantes. O sistema é informatizado e todo o trajeto conta com um QR Code continue lendo…

Leia mais

Mais de 105 mil passagens de bicicleta e a pé em aldeias históricas de Portugal em 2021

As diferentes rotas das Aldeias Históricas de Portugal registaram em 2021 mais de 105 mil passagens, entre passeios de bicicleta e a pé, sendo um destino “cada vez mais procurado por adeptos de Turismo Ativo continue lendo…

Leia mais

Projeto de Cicloturismo em Tremebé oferece rotas para mais de 20 pontos turísticos da cidade

A partir de sábado (22), das 8h às 11h, a Prefeitura de Tremembé vai manter aberta aos ciclistas a exposição interativa de fotos da cidade, que acontece no Casarão do Futuro Museu (na praça Geraldo Costa). A continue lendo…

Leia mais

Rota Ciclística das Frutas terá percurso em Jundiaí

Jundiaí é uma das quatro cidades que passará a integrar a Rota das Frutas, uma rota ciclística de 75 quilômetros de extensão e que também percorrerá Louveira, Vinhedo e Itatiba. A iniciativa faz parte do continue lendo…

Leia mais

Louveira ganha roteiro para cicloturismo com 75 quilômetros

Projeto desenvolvido pelo Grupo CCR, em parceria com a Prefeitura de Louveira, será anunciado oficialmente no dia 26 de janeiro. A região vai ganhar no próximo dia 26 de janeiro, uma rota de cicloturismo com 75 continue lendo…

Leia mais

Rota de cicloturismo em Parobé é inaugurada na Festa da Melancia

 1ª Rota de Cicloturismo de Parobé foi inaugurada na 16ª Festa da Melancia, em Parobé. Aproximadamente 500 ciclistas de diferentes municípios da região fizeram o trajeto por localidades da cidade do Vale do Paranhana, no continue lendo…

Leia mais

Paraná possui dez circuitos de cicloturismo em diversas regiões

Mesclar bicicleta com as estradas tranquilas de pequenos municípios, vilarejos, belas paisagens e até com a culinária local tem tudo para dar certo e neste período de férias nada melhor que pedalar e apreciar a continue lendo…

Leia mais

Projeto do Cicloturismo é o mais votado na Consulta Popular do Vale do Taquari

O Vale do Taquari escolheu a proposta do “Cicloturismo” para receber os recursos da Consulta Popular de 2021. A iniciativa recebeu 1.674 votos da comunidade regional no processo realizado neste ano de forma on-line. O continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo fortalece cultura da bicicleta entre quatro-pontenses

Voltado especialmente aos quatropontenses, um Cicloturismo aconteceu no domingo (12), a fim de fortalecer a cultura da bicicleta no município, brindando os adeptos ao ciclismo e semeando a prática entre novos. O evento foi realizado continue lendo…

Leia mais

Rotas do cicloturismo são lançadas oficialmente em São Sebastião do Caí

Na manhã de ontem, domingo, dia 12, foi lançado oficialmente o projeto “Caminhos do Cicloturismo Cahy”. A cerimônia de lançamento ocorreu na Praça Cônego Edvino Puhl, no centro do Caí. Participaram do evento cerca de continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 28