Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Vale Europeu vai ganhar um novo roteiro de Cicloturismo

Circuito do Parque da Serra do Itajaí percorrerá nove cidades da região. O Vale Europeu Catarinense terá um novo roteiro de cicloturismo. No entanto, o projeto do Circuito do Parque Nacional da Serra do Itajaí continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Caxias investe no cicloturismo

Alinhada com as tendências e expectativas de setores da comunidade que reivindicam novos produtos turísticos, a Prefeitura de Caxias do Sul investirá na implementação de três rotas de cicloturismo autoguiado. A apresentação do projeto ocorreu continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: aplicativo para validar passagem inicia em março em Massaranduba

O prefeito de Massaranduba, Sésar Tassi, estava acompanhado do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Gestão Púbica do Vale do Itapocu (Gigamvali), Fabiano Spézia, que tratou do desenvolvimento do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos. continue lendo…

Leia mais

Projeto usa ciclismo como forma de conhecer Contagem e pressionar prefeitura a melhorar o transporte

Tendência ecológica e saudável para o transporte urbano, o ciclismo encontra dificuldades para se viabilizar enquanto alternativa em várias cidades do Brasil. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto “Dê um Rolê em Contagem” continue lendo…

Leia mais

Lei que incentiva o cicloturismo no RS é aprovada por unanimidade

Na primeira sessão plenária do ano, realizada nesta terça-feira (08) a Assembleia Legislativa do RS aprovou por unanimidade o projeto de lei 34/2021, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), que busca incentivar o Cicloturismo continue lendo…

Leia mais

O Vale do Cicloturismo: Taquari

A Amturvales finalizou a produção do projeto de cicloturismo para o Vale do Taquari. A proposta contemplada pelo programa Consulta Popular deve receber R$ 942 mil em recursos estaduais para instrumentalizar cinco trajetos de 130 continue lendo…

Leia mais

Ituporanga terá rota de cicloturismo no modelo do Vale Europeu

Em breve Ituporanga contará com uma novidade para incentivar ainda mais o turismo do município. A cidade vai implantar uma rota da cicloturismo no modelo da que já existe no circuito Vale Europeu. O projeto continue lendo…

Leia mais

Araucária vai inaugurar em breve a ciclorrota “Caminhos de Guajuvira”

Com um percurso de 36km, a Prefeitura de Araucária deverá inaugurar em breve a Ciclorrota “Caminhos do Guajuvira”, em parceria com o Governo do Estado, por meio do programa Pedala Paraná. Será uma oportunidade para continue lendo…

Leia mais

Ituporanga vai criar rota de cicloturismo nos moldes do Vale Europeu

A cidade de Ituporanga (SC) vai implantar uma rota de cicloturismo nos moldes do que já existe no circuito Vale Europeu Catarinense. O projeto foi apresentando na segunda semana de fevereiro (2022) durante reunião na continue lendo…

Leia mais

Governo paulista lança ciclovia que liga cidades da Rota das Frutas

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (26) o lançamento de nova ciclovia turística no estado, desta vez, na chamada Rota das Frutas, que engloba as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 28