Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

A bicicleta como meio de transporte saudável para trabal

Com o crescimento da cidade e o aumento do fluxo de carros e motos, muitas pessoas estão adotando outros meios de ir aos seus compromissos pessoais e de trabalho, de forma saudável. A bicicleta se continue lendo…

Leia mais

SP: “Falta segurança para entregadores de bicicletas na capital”

Assista a reportagem de TV. O número de entregadores que usam bicicleta aumentou na capital. Só que a falta de segurança ao andar nas ruas e até mesmo a ausência de ciclovias preocupam esses profissionais continue lendo…

Leia mais

Podcast Entrevista é Nacional: a bicicleta como meio de transporte

A cidade de São Paulo tem a meta de ampliação do uso de bicicletas, essa migração modal é aliada à agenda de mudanças climáticas. E para monitorar a quantidade e o uso dos bikes, a continue lendo…

Leia mais

Quando menos é mais

Representante de uma economia de baixo carbono, ciclologística ainda é desvalorizada pela sociedade. Quem mora nos grandes centros urbanos vivencia o aumento na atividade de entrega de mercadorias por bicicleta, sejam convencionais, sejam elétricas. Mesmo continue lendo…

Leia mais

Mais dignidade para entregadores de app que usam bikes no Recife

Eles nunca foram tão valorizados pela população como no auge da pandemia de covid-19, mas depois que o isolamento foi flexibilizado, voltaram a ser invisíveis. Principalmente para as empresas que os contratam. Mas, mesmo que continue lendo…

Leia mais

Como a mobilidade urbana pode diminuir os sinistros de trânsito?

No fim de 1990 em Porto Velho (Rondônia), levávamos 8 minutos de carro entre a nossa casa na zona sul e a escola na qual estudava no centro da cidade. Numa breve consulta no aplicativoGoogle continue lendo…

Leia mais

De pedal, pra sua mesa

O g1 acompanhou a rotina de Cadu, de 22 anos. Ele nasceu e vive no Capão Redondo, periferia de SP, onde foi vítima de uma bala perdida quando bebê. Ele trabalha num fast-food de dia, continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta

Insegurança, medo de assaltos e de sinistros de trânsito é a principal marca no dia a dia dos homens e mulheres que trabalham nas entregas de mercadorias pelas ruas das cidades brasileiras. O dado alarmante continue lendo…

Leia mais

Fundación MAPFRE e LABMOB lançam estudo sobre os desafios da ciclologística no Brasil

A Fundación MAPFRE e o Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançam nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 14h, o continue lendo…

Leia mais

Estudo levanta os maiores problemas dos entregadores com bicicletas em São Paulo

A ciclologística é um conceito recente que vem sendo utilizado para definir os serviços de entregas com uso de bicicleta e ou triciclo. Com as frequentes mudanças e desafios nas cidades – como a descarbonização continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 12