Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

Bicicleta, mais do que um modo de transporte

Entrevista com Marcos de Sousa. Muito além de uma simples alternativa de mobilidade urbana, quem adota a bicicleta como meio de transporte muitas vezes também está adotando um novo estilo de vida, com vantagens para a sociedade, continue lendo…

Leia mais

Estamos vivendo a era de ouro das bicicletas elétricas de carga

Parece que a indústria e o governo acordaram simultaneamente para o enorme potencial das e-bikes de carga para substituir as viagens de carro e melhorar o meio ambiente e, honestamente, já era hora. A superpotência continue lendo…

Leia mais

Cargo bikes podem ajudar a mobilidade no Brasil?

Bicicletas de carga (conhecidas como cargo bike, box bike ou carrier cycle) são uma evolução das bikes com modificações para permitir a otimização do transporte de carga. Existem os mais variados modelos, das mais diversas continue lendo…

Leia mais

Proletários ao pedal: entregadores na bicicleta e no triciclo em estabelecimentos comerciais e em plataformas digitais

Por Anderson Esteves e Marcelo Phintener. No que diz respeito à sistematização dos indicadores acerca da situação ocupacional dos trabalhadores em estudo (como posição na ocupação, grupamentos de atividade econômica, rendimento, qualificação, idade, sexo, cor/raça continue lendo…

Leia mais

Estudo: uso da bicicleta não favorece a saúde dos entregadores

Pesquisa mostra que o uso da bicicleta não favorece a qualidade de vida dos entregadores, mesmo este meio de transporte sendo visto como sustentável e saudável.   Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo continue lendo…

Leia mais

Como transportar bicicleta no carro: os principais transbike e os cuidados

Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta, diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado. As férias estão aí e muita gente já está se preparando para viajar continue lendo…

Leia mais

Entregas com bikes elétricas crescem, e frotas ultrapassam 7.000 veículos

O uso de bicicletas elétricas para entregas no Brasil ganhou força nos últimos dois anos, puxado por iniciativas de duas empresas de perfis distintos: a centenária estatal Correios e o iFood, aplicativo de entregas criado continue lendo…

Leia mais

Bicicleta de carga a energia solar já está em uso e tem 100 km de alcance

A Ikea é uma das maiores lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa. Assim como qualquer empresa atenta ao consumidor moderno, encara todos os desafios para oferecer entregas com zero emissões. A gigante sueca está buscando continue lendo…

Leia mais

Bikes elétricas ganham força em entregas e frota supera 7.000 no Brasil

O uso de bicicletas elétricas para entregas no Brasil ganhou força nos últimos dois anos, puxado por iniciativas de duas empresas de perfis distintos: a centenária estatal Correios e o iFood, aplicativo de entregas criado continue lendo…

Leia mais

Como o 5G vai mudar a mobilidade urbana no Brasil?

Por suas diversas perspectivas, o uso da tecnologia 5G está cada vez mais presente no nosso dia a dia. No setor de transporte e logística, tem-se a expectativa de que a referida tecnologia poderá mudar continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 12