Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Condições de trabalho de entregadores de aplicativos pioram durante pandemia, mostra pesquisa”

“A crise do novo coronavírus deixou ainda pior a condição de trabalho para os entregadores de aplicativos. É o que revela uma pesquisa da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir) a partir de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual aponta que houve aumento na jornada de trabalho, queda na remuneração, continue lendo...…

Leia mais

“Cooperativa com 16 ciclistas vira opção para restaurantes entregarem comida”

“Dezesseis ciclistas, muita disposição e um ideal. Na busca por justiça, igualdade e sustentabilidade, uma cooperativa em São Paulo ganha corpo e se torna uma alternativa para restaurantes no serviço de entrega de comida de bicicleta. A Giro Sustentável, criada no fim de 2016, também faz outros tipos de entregas, mas viu o serviço ligado continue lendo...…

Leia mais

“Entregadores se unem por melhores condições de trabalho nos aplicativos: ‘Entrego comida com fome’, diz ciclista”

“Entregadores de serviços de delivery da Grande São Paulo têm se juntado para pedir melhores condições de trabalho aos aplicativos para quem prestam serviço. As reclamações dos entregadores em geral são três: a queda no valor das taxas de remuneração, que têm caído na medida em que aumenta a quilometragem e o número de entregas pelo continue lendo...…

Leia mais

“Bicicleta vira aliada para trabalhar na quarentena”

“Com a pandemia pelo novo coronavírus, muitos profissionais precisaram buscar alternativas como novo meio de obter renda, por causa do desemprego ou diante da redução dos serviços que prestavam. No caso dos moradores de São Caetano, a cabeleireira Fernanda Ruy, 48 anos, e o namorado, o motorista de van escolar Paulo Moreira Sales, 46, a continue lendo...…

Leia mais

“‘Um caminhão a menos’: como ciclista faz entregas de cargas grandes em SP”

“A ideia de Diego Silva Santos é simples: valorizar o transporte sustentável e tirar um caminhão por dia das ruas de São Paulo. Para isso, ele coloca em prática uma função que parece impossível. O ciclista de 30 anos faz entregas de cargas grandes de bicicleta, com um carrinho acoplado. Diego faz esse trabalho de continue lendo...…

Leia mais

“No Paraná, um projeto de lei quer regular trabalho de entregas por bicicletas”

“Proposta do deputado cicloativista Goura define recomendações e normas obrigatórias para garantir a segurança e dignidade dos trabalhadores. Os ciclistas que fazem entregas são comuns há muito tempo nas cidades do Brasil e em todas as partes do mundo. Nas últimas semanas, porém, essa presença dos cicloentregadores ficou muito mais evidente por causa das crises continue lendo...…

Leia mais

“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”

“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões com restaurantes em funcionamento. A ação do Aromeiazero com apoio da Caloi foi pensada para atingir esse público que é continue lendo...…

Leia mais

“Crítica [ao filme] Perigo por Encomenda”

“Há muitas vantagens e desvantagens em conferir um filme muito tempo depois de seu lançamento. Na seara das desvantagens, deixamos de lado a nossa faceta de pessoa inserida nas atualidades, nos debates do contemporâneo, quentes e evidentes, algo que nos permite fazer parte de determinadas discussões acaloradas nas redes sociais, sem parecer alienado. Por outro continue lendo...…

Leia mais

“Jornada maior que 24 horas e um salário menor que o mínimo, a vida dos ciclistas de aplicativo em SP”

“Trabalhar de segunda a domingo sem contrato, em jornadas que podem chegar a mais de 24 horas seguidas, se arriscando entre carros e ônibus, sem garantias ou proteções legais e muitas vezes por menos de um salário mínimo. E mais: em um emprego realizado até por menores de 18 anos. Este cenário —que deixaria de cabelo em continue lendo...…

Leia mais

“Pandemia escancara precarização do trabalho do entregador de delivery”

“Apesar do negacionismo inconsequente de certos setores da sociedade, é fato indiscutível que o Brasil e o mundo enfrentam, talvez, a maior crise de saúde pública da história recente. Não à toa, o Ministério da Saúde declarou em fevereiro estado de “Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”, em decorrência da infecção humana pelo novo continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4