Transporte e logística

A bicicleta sempre foi muito eficiente para transporte de objetos tanto pessoais quanto de mercadorias, sejam estas em baixa escala, sejam no processo hoje conhecido como logística (organização do processo de distribuição de mercadorias), extrapolando sua notória utilidade para a mobilidade individual.

Mais recentemente, com a entrada de empresas de intermediação eletrônica (por aplicativos), a atividade de distribuição de mercadorias, sobretudo de alimentos processados, foi muito expandida e trouxe à cena novas e polêmicas relações de trabalho conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE TRANSPORTE E LOGÍSTICA NO OBSERVABICI

O tema Transporte e logística consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

INSIRA TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Notícias relacionadas

Entrega de bicicleta não garante nem um PF

Muita gente que trabalha entregando comida de bicicleta, não tem condições nem de comprar um PF. Assista a reportagem nas ruas da cidade.

Leia mais

Como transportar a bicicleta no carro?

Na cidade, na praia ou no interior: quem gosta de pedalar não abre mão de levar a bike a todos os lugares. A diversão e os benefícios à saúde são garantidos. Mas, antes disso, é continue lendo…

Leia mais

Na França empresaria lança serviço de bicicleta fúnebre

Atualmente, parece que as bicicletas de carga podem de tudo… assim incluindo, você e seu caixão. Em Paris na França, a empresa Corbicyclette, (uma brincadeira com as palavras francesas para carro funerário – corbillard – continue lendo…

Leia mais

Bicicleta junto com carros e motos na frota da Uber

A bicicleta faz parte da rotina do carioca. A cidade possui 450 km de ciclovias. Foi também uma das pioneiras do país a ofertar o aluguel atualmente explorado pela concessionária Tembici. Além da prática de continue lendo…

Leia mais

Por todo o Brasil, entregadores se organizam por direitos

Desde manifestações contra violência policial em abordagens em Porto Alegre, até sabotagem contra bicicletas do Itaú contra os preços de aluguel abusivos no Rio de Janeiro, os entregadores e motoboys têm se organizado e lutado continue lendo…

Leia mais

O ciclo de penúria dos entregadores de app

Com péssimos salários, eles não controlam a remuneração e arcam com riscos e custos. Estudo mostra, ainda, que a oferta de bicicletas se concentra em 3% da área de São Paulo. Bonificações nesses locais reforçam continue lendo…

Leia mais

Correios utilizam bicicletas elétricas nas entregas no litoral de São Paulo

Na última semana, os Correios colocaram em operação na Baixada Santista, em São Paulo, 33 bicicletas elétricas com aceleração assistida como parte do serviço de entregas. A iniciativa faz parte do projeto corporativo de substituição continue lendo…

Leia mais

Salvador discute políticas para segurança viária de ciclistas entregadores

Os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de trabalho foram os protagonistas de uma iniciativa organizada pela Transalvador juntamente com os órgãos que compõem o Programa Vida no Trânsito. Na manhã desta quarta-feira (25), continue lendo…

Leia mais

Vale a pena usar bicicletas alugadas para trabalhar como entregador?

O bikeboy ou bike courrier – o entregador de encomendas ou de serviços delivery com modais como as bicicletas e os triciclos – nas cidades brasileiras não chega a ser uma novidade. A profissão é continue lendo…

Leia mais

Disparada da gasolina abre espaço para crescimento dos ‘bike boys’ em BH

A disparada nos preços dos combustíveis – que subiram em média 32,8% entre janeiro e abril – e ainda o custo elevado da aquisição e manutenção de motocicletas têm alimentado o crescimento de uma modalidade continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 12