Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Bicicletas elétricas superam carros elétricos no mundo todo

Os veículos zero emissão começam a se difundir pelo mundo, mas a forma de transporte sustentável ainda não é a mais popular do mundo. Os carros perdem para as bicicletas elétricas quando o assunto é popularidade. Os transportes de continue lendo…

Leia mais

Cidades precisam dispensar o carro para sobreviver, diz estudo

Para uma equipe de urbanistas e ambientalistas*, não há outra saída: As cidades devem se livrar dos carros para serem habitáveis no futuro.  Em artigo científico, o grupo de pesquisadores levantou um dado alamante, que parece continue lendo…

Leia mais

Bicicletas compartilhadas são aliadas para zerar emissões de CO2

O aumento no uso da bicicleta nas cidades durante a pandemia já trouxe inúmeros benefícios para a população e governos locais. Mas já há quem defenda que os impactos positivos de mais ciclistas nas ruas continue lendo…

Leia mais

Sucesso dos veículos elétricos depende de mais infraestrutura

O Tecmundo noticiou há alguns dias o incômodo que os carros elétricos estão causando a motoristas nos Estados Unidos, a ponto de 20% deles voltarem aos modelos à gasolina, segundo pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. O continue lendo…

Leia mais

Bicicletas vs. carros: um duelo sem sentido

Por Inês de Sousa Real. O caminho só pode ser um: a diminuição do número de carros que entram e circulam diariamente na cidade e a promoção de uma rede integrada de transportes públicos e continue lendo…

Leia mais

III Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo: Gratuito e 100% digital

Apresentação sobre o evento que discutirá o planejamento, gestão e operação do cicloturismo em todo o território brasileiro, durante os dias 08, 09 e 10 de junho de 2021.

Leia mais

Carros elétricos são o caminho para a mobilidade sustentável?

Entenda por que o modal tem sua importância questionada em relação à sustentabilidade. […] Apesar disso, a importância do papel dos veículos motorizados na mobilidade urbana sustentável tem sido questionada por especialistas. Os carros elétricos continue lendo…

Leia mais

Mobilidade ativa é um dos caminhos para a preservação do clima

O mês de abril de 2021 foi histórico para as nações, organizações e cidadãos preocupados e empenhados com o futuro climático do planeta. Realizada nos últimos dias 22 e 23, a Cúpula de Líderes sobre continue lendo…

Leia mais

Niterói tem queda de 18% na quantidade de emissões de gases de efeito estufa

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quarta-feira (28), a validação de seu inventário de gases de efeito estufa (GEE’s), uma ferramenta de direcionamento de políticas públicas sustentáveis. A cidade contou com o apoio do ICLEI continue lendo…

Leia mais

Pressione sua prefeitura para apresentar projetos cicloviários para a Chamada MDR

O que é a Chamada MDR A Chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável é um processo seletivo para governos estaduais e prefeituras municipais (de municípios com mais de 500 mil habitantes) acessarem recursos continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 16