Monitoramento do Poder Executivo
O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.
MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO
Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.
Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil
Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo
DICAS E ORIENTAÇÕES
Como monitorar o Executivo Federal
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:
- Ouvidoria Federal: reclamações, elogios e solicitações ao Governo Federal
- Acesso à Informação: portal amparado na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) destinado a solicitação de informações em geral
- Portal Brasileiro de Dados Abertos: dados sobre a administração pública federal e sobre indicadores em geral, disponibilizados por diversos de seus órgãos
– Exemplo de pesquisa: “bicicleta”
– Exemplo de pesquisa: “ciclovias” - Portal da transparência: informações sobre finanças e gestão pública federal
- Ouvidorias dos Ministérios: sistemas de Ouvidoria aos cidadãos nos ministérios com maiores atribuições a respeito da mobilidade por bicicleta, tais como:
– Ministério do Desenvolvimento Regional
– Ministério da Infraestrutura
COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:
- Santa Catarina: Ouvidoria e Transparência
- Rio de Janeiro: Ouvidoria e Transparência
- Pernambuco: Ouvidoria e Transparência
COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.
A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:
- Lei de Acesso à Informação: transparência ao seu alcance: texto do portal Politize
- Lei de Acesso à Informação (LAI): Como utilizar?: vídeo do portal Politize
- Guia Prático da Lei de Acesso à Informação (LAI): publicação do Artigo 19
- Como usar a LAI (Lei de Acesso à Informação) em favor da bicicleta no PlanMob: orientação Técnica da Campanha Bicicleta nos Planos
- Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas: organização dedicada ao tema
Notícias relacionadas
O Poder Público realmente ouve os ciclistas?
Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…
Prefeitura lança licitação para construir ‘Ponto de apoio dos ciclistas’ de Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou o edital de licitação para contratar empresa para construir o “Ponto de apoio dos ciclistas” de Araçatuba, obra que será realizada na estrada municipal Romeu Biffe (ART-270), no bairro continue lendo…
Rio terá 1.000 km de ciclovias até 2033, anuncia prefeitura
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou nesta quinta-feira (9) o Plano de Expansão Cicloviária (CicloRio). Em 10 anos, a cidade ganhará 600 km de faixas exclusivas para bikes. Somadas aos 400 continue lendo…
Bicicleta ganha espaço no palanque político, mas continua esquecida durante a gestão
Por Caio Guatelli. Em 3 de junho de 2022 foi a vez do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) subir na bicicleta para fazer propaganda de sua gestão. Apesar de ter promovido o lançamento continue lendo…
Ministro dos transportes, Renan Filho, garante construção de ciclovia em Messias
Ao desembarcar no Aeroporto Zumbi dos Palmares na manhã desta sexta-feira (10), acompanhado do prefeito Marcos Silva, o ministro dos transportes, Renan Filho, mandou uma mensagem aos messienses. Ele disse que o Ministério dos Transportes continue lendo…
Geraldo Alckmin e Gleisi Hoffmann recebem Carta Compromisso e prometem avaliar demandas da mobilidade sustentável no próximo governo
O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a coordenadora de Articulação Política do Gabinete de Transição, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), receberam em mãos a Carta Aberta da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, continue lendo…
‘Luto na luta’: parentes de vítimas no trânsito e ativistas pedem a governo eleito ‘foco nas pessoas e não nos carros’
Ontem, 30 organizações da sociedade civil entregaram à equipe de transição a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé) continue lendo…
Curitiba – Prefeitura lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária
O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba avança com a contratação de projetos para a implantação de novas rotas voltadas à ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 12 continue lendo…
Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?
Thatiana Murillo, do Caminha Rio, lista os desafios dos novos governantes na área de mobilidade: transporte limpo e mais espaços para caminhar e pedalar. Passadas as eleições, o Mobilize está ouvindo especialistas, ativistas, empresários e continue lendo…
Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?
Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores. “O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes continue lendo…