Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Mobilidade Urbana e Educação se reúnem para análise do Sistema Cicloviário de Macaé

A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior iniciaram uma parceria para estudo amplo para revisão do Sistema Cicloviário de Macaé incluído no Plano de Mobilidade Urbana (PMU), aprovado em maio continue lendo…

Leia mais

A importância de um SUS para o transporte público brasileiro

Por Wesley Ferro Nogueira. Em maio de 2021, em um outro artigo, chamei a atenção para o papel fundamental dos municípios no enfrentamento da crise vivida pelo transporte público no país, uma vez que os continue lendo…

Leia mais

Podcast Entrevista é Nacional: a bicicleta como meio de transporte

A cidade de São Paulo tem a meta de ampliação do uso de bicicletas, essa migração modal é aliada à agenda de mudanças climáticas. E para monitorar a quantidade e o uso dos bikes, a continue lendo…

Leia mais

Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo

As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…

Leia mais

Bicicleta a morte lenta do planeta

Por Luiz Papillon. Hoje primeiro de abril é considerado o dia da mentira no Brasil. Levantamos hoje um dos boatos mais difundidos do mundo da bicicleta nos últimos anos. Será que é verdade ou fake? continue lendo…

Leia mais

MTur discute estratégias para promoção do cicloturismo no país

Ministério do Turismo, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) se reuniram na última semana continue lendo…

Leia mais

Um país na contramão

Por Sérgio Avelleda. Imagine que o ministro dos Transportes de um país qualquer receba em audiência um engenheiro muito conhecido por sua competência e capacidade de inovação. Na conversa, o tal engenheiro apresenta um veículo continue lendo…

Leia mais

MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil

Afim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para continue lendo…

Leia mais

UCB recebe dois “Selos do Programa Bicicleta Brasil” do Ministério do Desenvolvimento Regional

A União de Ciclistas do Brasil recebeu, em 15 de fevereiro deste ano, dois Selos do Programa Bicicleta Brasil concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O primeiro selo foi em função dos Programas, Projetos e continue lendo…

Leia mais

Com tradição de pesquisas em Cicloturismo, UFF abre inscrições para o mestrado em Turismo

Até 13 de abril estão abertas as inscrições para as provas de seleção para a Turma de 2022 do curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 20