Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.
MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO
Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.
Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil
Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo
DICAS E ORIENTAÇÕES
Como monitorar o Executivo Federal
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:
- Ouvidoria Federal: reclamações, elogios e solicitações ao Governo Federal
- Acesso à Informação: portal amparado na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) destinado a solicitação de informações em geral
- Portal Brasileiro de Dados Abertos: dados sobre a administração pública federal e sobre indicadores em geral, disponibilizados por diversos de seus órgãos
– Exemplo de pesquisa: “bicicleta”
– Exemplo de pesquisa: “ciclovias” - Portal da transparência: informações sobre finanças e gestão pública federal
- Ouvidorias dos Ministérios: sistemas de Ouvidoria aos cidadãos nos ministérios com maiores atribuições a respeito da mobilidade por bicicleta, tais como:
– Ministério do Desenvolvimento Regional
– Ministério da Infraestrutura
COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:
- Santa Catarina: Ouvidoria e Transparência
- Rio de Janeiro: Ouvidoria e Transparência
- Pernambuco: Ouvidoria e Transparência
COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.
A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:
- Lei de Acesso à Informação: transparência ao seu alcance: texto do portal Politize
- Lei de Acesso à Informação (LAI): Como utilizar?: vídeo do portal Politize
- Guia Prático da Lei de Acesso à Informação (LAI): publicação do Artigo 19
- Como usar a LAI (Lei de Acesso à Informação) em favor da bicicleta no PlanMob: orientação Técnica da Campanha Bicicleta nos Planos
- Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas: organização dedicada ao tema
Notícias relacionadas

‘Luto na luta’: parentes de vítimas no trânsito e ativistas pedem a governo eleito ‘foco nas pessoas e não nos carros’
Ontem, 30 organizações da sociedade civil entregaram à equipe de transição a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), a Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo (Cidadeapé) continue lendo…

Curitiba – Prefeitura lança edital para projetos de mais 23,7 km de estrutura cicloviária
O Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba avança com a contratação de projetos para a implantação de novas rotas voltadas à ciclomobilidade, com integração à malha existente, em trechos do Centro e de outros 12 continue lendo…

Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?
Thatiana Murillo, do Caminha Rio, lista os desafios dos novos governantes na área de mobilidade: transporte limpo e mais espaços para caminhar e pedalar. Passadas as eleições, o Mobilize está ouvindo especialistas, ativistas, empresários e continue lendo…

Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?
Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores. “O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes continue lendo…

O que o Governo Federal pode fazer pela mobilidade?
Por Felipe Alves Passado o segundo turno das eleições presidenciais, com bloqueios de estradas pelos derrotados, e o discurso do vitorioso citando importantes questões ambientais, vou elencar algumas ações que o Governo Federal poderia tomar continue lendo…

Lula e o trânsito
Por J. Pedro Corrêa. Como ficará o trânsito brasileiro sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva pela terceira vez? Embora seja muito cedo para começar a especular sobre quem serão os escolhidos para continue lendo…

“Novo governo precisa retomar a Política Nacional de Mobilidade Urbana”
Uirá Lourenço, do Brasília para Pessoas, sugere que o governo Lula recoloque em prática a lei que prioriza pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. O incansável ativista Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, respondeu continue lendo…

Malha cicloviária de Fortaleza cresce mais de 500% nos últimos dez anos
Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 78% das infraestruturas cicloviárias existentes na Capital estão situadas em áreas periféricas com IDH baixo e muito baixo. “A maior parte da nossa continue lendo…

3 ações que podem promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil
O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso
O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…