Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

O que o Governo Federal pode fazer pela mobilidade?

Por Felipe Alves Passado o segundo turno das eleições presidenciais, com bloqueios de estradas pelos derrotados, e o discurso do vitorioso citando importantes questões ambientais, vou elencar algumas ações que o Governo Federal poderia tomar continue lendo…

Leia mais

Lula e o trânsito 

Por J. Pedro Corrêa. Como ficará o trânsito brasileiro sob o comando de Luiz Inácio Lula da Silva pela terceira vez? Embora seja  muito cedo para começar a especular sobre quem serão os escolhidos para continue lendo…

Leia mais

“Novo governo precisa retomar a Política Nacional de Mobilidade Urbana”

Uirá Lourenço, do Brasília para Pessoas, sugere que o governo Lula recoloque em prática a lei que prioriza pedestres, ciclistas e o transporte coletivo. O incansável ativista Uirá Lourenço, do blog Brasília para Pessoas, respondeu continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária de Fortaleza cresce mais de 500% nos últimos dez anos

Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 78% das infraestruturas cicloviárias existentes na Capital estão situadas em áreas periféricas com IDH baixo e muito baixo. “A maior parte da nossa continue lendo…

Leia mais

3 ações que podem promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso

O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Leia mais

Reportagem especial da Nacional sobre bicicleta é finalista em prêmio sobre transporte

A série de cinco reportagens Vamos de bicicleta, do repórter Daniel Ito da Rádio Nacional, está entre as 30 finalistas do Prêmio CNT de Jornalismo 2022, promovido pela Confederação Nacional do Transporte. Inscrita na categoria continue lendo…

Leia mais

Momento é propício para o diálogo sobre ciclismo e mobilidade urbana em Mogi

Depois de meses de atraso, a ciclofaixa da avenida João XXIII, que liga César de Souza ao Socorro, em Mogi das Cruzes, está concluída e já pode ser utilizada. Quem usa a bicicleta, aliás, comemora continue lendo…

Leia mais

África: PNUMA apoia novas políticas em prol de ciclistas e pedestres

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apoia o desenvolvimento de políticas e investimentos para tornar ruas mais seguras para ciclistas e pedestres em cidades africanas. Em um novo relatório, produzido em continue lendo…

Leia mais

Cidade de Niterói (RJ) vira referência em políticas cicloviárias no país

“Quanto mais investimentos, mais ciclistas aparecem”. A frase é de Filipe Simões, subsecretário e coordenador do Niterói de Bicicleta, e reflete bem a política de incentivo à mobilidade por bicicleta desenvolvida na cidade fluminense e continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 20