| | |

Motociclistas, ciclistas e pedestres: vulnerabilidade que exige respeito

No mês de agosto são celebradas duas importantes datas: Dia Internacional do Pedestre (8/8) e o Dia Nacional do Ciclista (19/08). No trânsito, ambos, bem como os motociclistas, são os mais frágeis já que não estão protegidos dentro de veículos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas fundamentais para que o trânsito seja organizado e seguro para todos. E o parágrafo 2º do artigo 29 afirma que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ressalta que é muito importante que condutores e mesmo os mais frágeis respeitem mutuamente uns aos outros e, principalmente, a legislação vigente e as sinalizações. Cada usuário do trânsito é responsável e deve assumir a responsabilidade de zelar pela própria vida e do outro ao redor.
Trânsito seguro para todos

Devido à fragilidade dos motociclistas, ciclistas e pedestres, condutores devem tomar alguns cuidados para evitarem atropelamentos, como: não induzir o pedestre a atravessar mais rápido, dar a preferência, reduzir a velocidade próximo aos ciclistas e pedestres, respeitar faixa de pedestre inclusive as passarelas nas rodovias e sinalizar e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra. Também é preciso que os automóveis maiores mantenham uma distância mínima de 1,5m do ciclista. O condutor deve respeitar as normas de circulação, obedecer os limites de velocidade das vias, não trafegar na ciclofaixa e estar atento, principalmente, nos cruzamentos e faixas de pedestres.

 

Dia Internacional do Pedestre – Você sabia?

O dia 8 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Internacional do Pedestre por causa da icônica capa Abbey Road, 12º álbum de estúdio da banda britânica The Beatles, lançado em 26 de setembro de 1969. A famosa foto da banda atravessando a faixa de pedestres na avenida homônima foi feita no dia 8 de agosto.


Dia Nacional do Ciclista

O dia nacional do ciclista foi instituído em 2017, em homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu num atropelamento no Eixão Sul, em Brasília, no dia 19 de agosto de 2006. Pedro tinha 25 anos, era biólogo e tinha uma filha de oito anos à época.


No trânsito, escolha a vida!

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *