| |

Lançamento do Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí é celebrado pela Reserva Estadual

Localizado na área de entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), entre vales e montanhas no sul do estado, nasceu o Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaí. Um destino onde a natureza acolhe e aguarda para experiências únicas, e onde o cicloturista conhecerá belas paisagens e fascinantes histórias.

O Circuito de Cicloturismo Rotas do Aguaífoi lançado na quinta-feira, 27. São 166,5 km divididos em quatro trechos, entre os municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Morro Grande. Poderia ser apenas mais um circuito de cicloturismo, mas é o primeiro no entorno de uma unidade de conservação, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, aliando conservação, geração de emprego e renda e qualidade de vida para todos.

O Circuito foi um projeto aprovado em 2021 pelo edital da FAPESC/INOVATUR, ficando entre as 16 propostas mais inovadoras do estado. A partir daí foram vários meses de acompanhamento técnico, através de mentorias e orientações, possibilitando que o projeto se transformasse em um produto ofertado ao mercado.

A rota já era um sonho antigo e a aprovação veio torná-lo em realidade, os caminhos percorridos foram devidamente mapeados e transformados em arquivos, disponíveis no site e que podem ser acessados por todos aqueles que queiram desbravar o território.

Ao longo do trecho foram afixadas placas de identificação, para guiar os caminhos daqueles que preferem uma aventura mais analógica. Aos inovadores, totens nos pontos de apoio oferecem o mapa ilustrado do trecho e um QRcode, que dá acesso direto ao site, possibilitando ter todas as informações do circuito na palma da mão.

No site www.cicloturismorotasdoaguai.com.br além dos trechos, também é possível acessar os serviços de hospedagem e gastronomia do lugar, garantindo que o passeio seja seguro e acessível para todos os públicos, desde os mais aventureiros até famílias.

“O IMA está sempre atento aos movimentos das boas práticas e fica à disposição para atender às demandas dentro das suas competências e possibilidades para que ocorra o desenvolvimento sustentável no estado, o que é, em última instância, uma das maiores missões que temos no Instituto”, enfatizou o Gerente de Áreas Naturais Protegidas do IMA, Filipe Lemser, que representou a presidente do IMA, Sheila Meirelles, no evento de lançamento do circuito.

 

 

Escrito por ASCOM | IMA

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *