Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

3 principais mudanças no CTB relacionadas aos ciclistas

No dia 12 de abril, entraram em vigor as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova legislação, que era bastante aguardada, trouxe mudanças em vários pontos, como aumento dos prazos de validade da continue lendo…

Leia mais

O imperativo é pedalar

Aprume o guidão e ofereça garupa. A cidade que pedala tem o que comemorar, segundo a Prefeitura Municipal de Fortaleza, responsável pelo Programa de Expansão da Malha Cicloviária, a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário continue lendo…

Leia mais

A bicicleta como método para voltarmos “ao normal” mais cedo

A pandemia mudou radicalmente a maneira como a sociedade contemporânea se comporta e enxerga o mundo. Do dia para noite, nos vimos obrigados a mudar completamente nossas rotinas e hábitos, principalmente os mais simples, como continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam de estrutura de ciclovias em Manaus

Ao andar por Manaus, não é difícil ver ciclistas se arriscando em meio aos carros, mesmo em vias com ciclovias. Principalmente quando estas não são encaradas como opção mais segura. A falta de interligação das continue lendo…

Leia mais

Assembleia de SP inaugura bicicletário modelo

Funcionários, visitantes, entregadores e também – porque não? – deputados que cheguem pedalando à sede da Assembleia Legislativa de São Paulo já contam com um ótimo local para guardar suas bicicletas. O novo bicicletário foi continue lendo…

Leia mais

SSP lança projeto piloto voltado para segurança ciclistas de Salvador

Lançamento de circuitos exclusivos para os ciclistas com o acompanhamento policial e de setores da mobilidade urbana, reforço de policiamento nas ciclovias e o direcionamento de câmeras de videomonitoramento para essas áreas são algumas das continue lendo…

Leia mais

Do emergencial ao permanente: transformando a infraestrutura cicloviária para além da pandemia

Quando a pandemia de Covid-19 estourou, a preocupação com a transmissão do vírus no transporte coletivo levou muitas pessoas a optarem por outras alternativas de mobilidade – principalmente pedalar. A bicicleta ganhou popularidade tanto para uso recreativo continue lendo…

Leia mais

Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

Maricá vai iniciar, na tarde desta terça-feira (9), a operação das bicicletas de uso gratuito, conhecidas como “vermelhinhas”, através da Empresa Pública de Transportes (EPT). Segundo a prefeitura, a solenidade está prevista para acontecer às 16h, na continue lendo…

Leia mais

O que é preciso para viabilizar a bicicleta como opção de mobilidade nas cidades brasileiras?

Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança. Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras? Para aprofundar o tema, o Caos Planejado recebe Glaucia continue lendo…

Leia mais

Niterói quer incentivar uso da bicicleta para o turismo

A Prefeitura de Niterói quer incentivar o uso da bicicleta para o turismo e busca saber o perfil do turista que usa esse tipo de transporte nos seus deslocamentos. O objetivo é desenvolver políticas públicas continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 20