Monitoramento do Poder Executivo
O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.
MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO
Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.
Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil
Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado
Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo
DICAS E ORIENTAÇÕES
Como monitorar o Executivo Federal
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:
- Ouvidoria Federal: reclamações, elogios e solicitações ao Governo Federal
- Acesso à Informação: portal amparado na Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) destinado a solicitação de informações em geral
- Portal Brasileiro de Dados Abertos: dados sobre a administração pública federal e sobre indicadores em geral, disponibilizados por diversos de seus órgãos
– Exemplo de pesquisa: “bicicleta”
– Exemplo de pesquisa: “ciclovias” - Portal da transparência: informações sobre finanças e gestão pública federal
- Ouvidorias dos Ministérios: sistemas de Ouvidoria aos cidadãos nos ministérios com maiores atribuições a respeito da mobilidade por bicicleta, tais como:
– Ministério do Desenvolvimento Regional
– Ministério da Infraestrutura
COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS
Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:
- Santa Catarina: Ouvidoria e Transparência
- Rio de Janeiro: Ouvidoria e Transparência
- Pernambuco: Ouvidoria e Transparência
COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.
A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:
- Lei de Acesso à Informação: transparência ao seu alcance: texto do portal Politize
- Lei de Acesso à Informação (LAI): Como utilizar?: vídeo do portal Politize
- Guia Prático da Lei de Acesso à Informação (LAI): publicação do Artigo 19
- Como usar a LAI (Lei de Acesso à Informação) em favor da bicicleta no PlanMob: orientação Técnica da Campanha Bicicleta nos Planos
- Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas: organização dedicada ao tema
Notícias relacionadas
Podcast Entrevista é Nacional: a bicicleta como meio de transporte
A cidade de São Paulo tem a meta de ampliação do uso de bicicletas, essa migração modal é aliada à agenda de mudanças climáticas. E para monitorar a quantidade e o uso dos bikes, a continue lendo…
Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo
As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…
Bicicleta a morte lenta do planeta
Por Luiz Papillon. Hoje primeiro de abril é considerado o dia da mentira no Brasil. Levantamos hoje um dos boatos mais difundidos do mundo da bicicleta nos últimos anos. Será que é verdade ou fake? continue lendo…
MTur discute estratégias para promoção do cicloturismo no país
Ministério do Turismo, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT) se reuniram na última semana continue lendo…
Um país na contramão
Por Sérgio Avelleda. Imagine que o ministro dos Transportes de um país qualquer receba em audiência um engenheiro muito conhecido por sua competência e capacidade de inovação. Na conversa, o tal engenheiro apresenta um veículo continue lendo…
MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil
Afim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para continue lendo…
UCB recebe dois “Selos do Programa Bicicleta Brasil” do Ministério do Desenvolvimento Regional
A União de Ciclistas do Brasil recebeu, em 15 de fevereiro deste ano, dois Selos do Programa Bicicleta Brasil concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O primeiro selo foi em função dos Programas, Projetos e continue lendo…
Com tradição de pesquisas em Cicloturismo, UFF abre inscrições para o mestrado em Turismo
Até 13 de abril estão abertas as inscrições para as provas de seleção para a Turma de 2022 do curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, continue lendo…
Correios adquirem frota de bicicletas elétricas para realizar entregas
Os Correios concluíram a aquisição de 609 bicicletas híbridas que serão usadas para realizar entregas de cartas e encomendas em 11 estados. Ambientalmente corretas, as bicicletas diminuem os custos de entrega e agilizam a movimentação continue lendo…
O Vale do Cicloturismo: Taquari
A Amturvales finalizou a produção do projeto de cicloturismo para o Vale do Taquari. A proposta contemplada pelo programa Consulta Popular deve receber R$ 942 mil em recursos estaduais para instrumentalizar cinco trajetos de 130 continue lendo…