Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo continue lendo…

Leia mais

Fim do Denatran: saiba se extinção do departamento terá impacto na sua vida

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está, literalmente, com os dias contados. No próximo 16 de setembro, o órgão será extinto e dará lugar à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Na teoria, a alteração autorizada continue lendo…

Leia mais

Dia do Ciclista: entenda como Fortaleza virou “a capital da bicicleta”

Mobilidade ativa é toda forma de deslocamento que não seja motorizado, ou seja, que utilize o esforço humano como fonte de energia. As bicicletas são o exemplo mais comum desse tipo de transporte. O incentivo continue lendo…

Leia mais

Longo caminho a seguir – A cada 4 horas, um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo

Reportagem produzida com apoio do International Center for Journalism e Organização Mundial da Saúde, teve mentoria do jornalista Rogério Viduedo e da especialista em trânsito Suzana Nogueira, que ministraram em julho de 2021 o Treinamento continue lendo…

Leia mais

Governo federal estrutura trilhas de longo curso e desenvolve cicloturismo no país

Muito mais do que um meio de transporte, a bicicleta passou a ser um item de lazer indispensável na vida dos brasileiros durante a pandemia. A busca por atividades ao ar livre que proporcionassem distanciamento continue lendo…

Leia mais

Programa Bicicleta Brasil: agora vai?

20 mil mortos. Esse é o saldo negativo direto, em vidas humanas, da falta de segurança para os usuários de bicicletas no Brasil em quase 15 anos. No rol de fatores que podem explicar tamanha fragilidade continue lendo…

Leia mais

Salvador: “Rede cicloviária aumenta mais de 610% em oito anos”

A rede cicloviária de Salvador aumentou mais de 610% em oito anos, segundo a prefeitura. Com a implantação de mais 16 km, a capital baiana passará a contar com aproximadamente 310 km de rede cicloviária continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: pandemia sinaliza mudanças de hábitos, mas o poder público não ajuda

Por Josival Pereira. Apesar da resistência dos segmentos que se convencionou denominar de negacionistas e de alguns setores econômicos, o certo é que a pandemia produziu mudanças significativas no jeito de se viver e se continue lendo…

Leia mais

Sem registro, bicicletas elétricas provocam “disputa perigosa” em ciclovias

A morte de um pedestre atropelado por bicicleta elétrica, no fim do mês passado, reascendeu discussão sobre o uso e a regulamentação desse tipo de veículo, no trânsito da Capital. Entre ciclistas, a maior crítica continue lendo…

Leia mais

Em Fortaleza, crianças ganham mais uma estação de bikes públicas

Começou a operar em Fortaleza na última sexta-feira (9) a oitava estação do Mini Bicicletar, programa de bicicletas públicas compartilhadas especialmente voltado para o público infantil. O novo equipamento está implantado na Praça do Polar, localizada na continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 20