Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…

Leia mais

Fortaleza lança programa para implementar microparques e ciclovias arborizadas

Lançado no mês passado, o programa Fortaleza Mais Verde pretende criar uma rede de microparques na capital cearense e implementar corredores cicloviários arborizados. O plano começou a ser executado ainda em agosto. “O intuito da proposta é continue lendo…

Leia mais

Eleições 2020: São Vicente tem uma bike a cada dois habitantes; malha viária não acompanha demanda

Em ascensão como meio de transporte alternativo, as bicicletas destacam-se sobre os demais meios de transporte pela praticidade, baixo custo e, nos últimos meses, sensação de imunidade, enquanto o coletivo atualmente tornou-se sinônimo de risco continue lendo…

Leia mais

Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas

Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros continue lendo…

Leia mais

Um enorme retrocesso para ciclistas em Berlim

Apesar de todas as restrições, tristeza, medo, impactos econômicos, a pandemia de covid-19 havia trazido uma mudança positiva para Berlim: foram demarcadas na cidade várias ciclovias temporárias, como todos os ciclistas sonhavam: separadas das ruas continue lendo…

Leia mais

Transalvador emitiu 369 notificações por desrespeito às vias para ciclistas em 2020

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu neste ano 369 notificações por desrespeito às vias de ciclistas. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pela prefeitura, os números se referem ao período dos meses de continue lendo…

Leia mais

Acidentes com ciclistas crescem durante a pandemia

Durante a pandemia, as vendas de bicicletas cresceram 118%, mais que o dobro. Também cresceram os acidentes com os ciclistas, mesmo com menos carros circulando nas ruas. De janeiro a julho deste ano, o Estado continue lendo…

Leia mais

“Ciclovias temporárias, a resposta de cinco cidades do Brasil e América Latina à COVID-19”

“Cidades têm implementado ciclovias temporárias para viabilizar deslocamentos seguros durante a pandemia de COVID-19 e evitar que usuários do transporte coletivo migrem para carros e motos. Aos poucos, a prática ganha corpo na América Latina, inclusive no Brasil. É uma continue lendo…

Leia mais

“Construir ciclovias e calçadas gera emprego e combate a mudança do clima”

“Apesar de no Brasil a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa ser o desmatamento, seguido da agropecuária, nas cidades o problema recai sobre energia, categoria que inclui o transporte. A queima de continue lendo…

Leia mais

“Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros em época de Covid-19”

“A requalificação de corredores de ônibus e novas ciclovias deve receber mais atenção da prefeitura de São Paulo para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19 nos deslocamentos pela cidade. A SMT – Secretaria Municipal continue lendo…

Leia mais
1 31 32 33 34 35 43